A série documental de cinco episódios “Expedicionários do Brasil – Amazônia” (#EXPBR2) estreia no dia 17 de agosto, às 23h, no canal BandSports, agora com a missão de atravessar a Amazônia. Por meio da Lei nº 8.685/1993 (Lei do Audiovisual), gerida pela ANCINE, o projeto tem patrocínio da Yamaha Motor do Brasil. “A Yamaha tem orgulho de apoiar projetos que enalteçam o motociclismo. E essa série documental é uma jornada incrível. É parte do nosso compromisso inspirar novas gerações e manter viva a paixão que move milhões de motociclistas”, destaca Giovana do Vale, gerente de Brand, Marketing e Racing da Yamaha Motor do Brasil Liderada pelo documentarista, explorador e piloto Renato Castanho, a #EXPBR2 tem como objetivo embarcar em uma jornada épica, de 7.000 quilômetros, do sul da Amazônia até o extremo norte do estado de Roraima, com o apresentador acelerando por estradas de terra, areia e asfalto a bordo de uma motocicleta Yamaha Lander Connected.
Após explorar o Litoral Paulista, Minas Gerais e o Cerrado na temporada anterior, o protagonista agora se aprofunda de Lander Connected na Amazônia, iniciando pelo Território Paresi e visitando a Rede de Sementes em Alta Floresta, no Mato Grosso. No Pará, passa por região de garimpo pela BR-163, convive com os Kaiapó e Munduruku, sobrevoa o Mosaico da Terra do Meio e busca a Terra Preta pela Flona de Tapajós. Em Belterra, a narrativa contempla uma imersão no MUCA (Museu de Ciências da Amazônia) como o coração da série e seu DNA, registrando a interseção entre o saber científico e a sabedoria ancestral. Segue investigando vestígios das grandes civilizações dos Povos Originários, da Transamazônica a Manaus, atravessando a Gran Sabana, na fronteira com a Venezuela, de Yamaha Lander Connected. A expedição encerra-se no lendário Monte Roraima, culminando o registro documental no topo do grande Tepui, exatamente no marco da Tríplice Fronteira da Amazônia, onde a jornada retorna ao território brasileiro. A narrativa da Série também ressalta a importância dos Povos na luta de manter a floresta em pé. O explorador testemunha as causas e efeitos da história na Amazônia atual. E com especialistas, entende os movimentos do passado, presente e futuro dos Indígenas, conectando conhecimento ancestral e ciência moderna em busca de novas soluções para o futuro da Amazônia.
O oceano verde será explorado de uma maneira diferente, com Castanho participando de atividades autênticas do universo amazônico e realizando grandes aventuras ancestrais, como escalada em um açaizeiro e pescas tradicionais (com um grupo só de mulheres e mergulho em igapó em busca de tartarugas). Acompanhado de um descendente indígena, ele veleja de kitesurf no encontro das águas e vivencia aprendizados do arco e flecha, da canoagem, de lutas e de rituais.
A série promete ser um convite à reflexão sobre a Amazônia, sua riqueza natural e cultural, e a urgência de sua preservação para as futuras gerações. Tudo isso ainda com boas doses de ação e aventura, é claro! Os cinco episódios, com duração aproximada de 40 minutos cada e três blocos, serão exibidos no canal BandSports às segundas-feiras, a partir de 17 de agosto, sempre às 23h. Posteriormente os episódios serão disponibilizados no streaming do Grupo Band, o Newco Play. A primeira Temporada de Expedicionários do Brasil, série com quatro episódios, está disponível no streaming Newco Play.