Offline
Publicidade
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Farol Santander SP conta a história da motocicleta no Brasil na nova exposição "Duas Rodas e Uma Nação"
Motocicletas
Publicado em 09/12/2024

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, inaugurou em 06 de dezembro, a exposição inédita Duas Rodas e Uma Nação, onde as motos contam a história da paixão brasileira pela vida sobre duas rodas. Do surgimento da motocicleta e das competições no país até a atualidade, são mais de 120 anos de memórias, um pouco de nostalgia e muita evolução. A curadoria é de Carlãozinho Coachman, autor e coordenador editorial do livro Duas rodas e uma nação, diretor do Centro Cultural Movimento, em Socorro – SP.  A mostra fica em exibição nos andares 20º e 19º e no hall até 09 de março de 2025.
“A mostra traz para o Farol Santander a visão cultural sobre essa atitude de liberdade que as motos oferecem aos seus apaixonados usuários. Ao nos aprofundarmos sobre a história da motocicleta, nos deparamos com fatos pouco conhecidos como, por exemplo, a criação, em 1895, na Alemanha, da primeira motocicleta do mundo”, comenta Maitê Leite, Vice-presidente Executiva Institucional Santander.
Das primeiras bicicletas com motor, que rapidamente perderam os pedais e receberam motores cada vez mais potentes e maiores, garimpar e selecionar motos e objetos que retratem mais de 100 anos de história da motocicleta no país, não é tarefa das mais fáceis. Soma-se a isso, uma vasta coleção de documentos e retratos de época, de quem vivenciou as mudanças, bem como lembranças e recortes de uma rica história deixada por aqueles que já se foram. Detalhes que colocam o visitante em pé de intimidade com os personagens retratados e os faz sentir as mesmas emoções relatadas, seja este um amante das duas rodas ou não.
“O brasileiro é um povo afeiçoado às duas rodas e faltava uma mostra dessa magnitude no Brasil. Afinal, temos um grande mercado consumidor, pessoas que carregam muita história em suas motos, relatos que poderiam ser compartilhados e registrados para as futuras gerações. Esta é a realização de um sonho, uma missão que teve início lá atrás, em parceria com meu pai, Carlão, que infelizmente não poderá ver sua conclusão, mas que esteve presente em parte dos desafios, me inspirando a fazer acontecer, assim como tantos amigos e parceiros que subiram na garupa nesta jornada.”; comenta Carlãozinho Coachman, curador da mostra.
Foi feita uma compilação de acervos familiares, fatos históricos e principalmente de pessoas, sem as quais esta exposição não poderia existir. Foram selecionadas as mais importantes coleções de motos do país, relíquias guardadas a sete chaves que nutrem uma paixão inexplicável por estes veículos, e que agora estão ao alcance de todos.
A mostra aborda ainda a trajetória de grandes nomes do nosso motociclismo: Alex Barros, André Azevedo, Denísio Casarini, Edgard Soares, Jorge Negretti, Moara Sacilotti, Nivanor Bernrdi, Rafael Paschoalin, Walter Tucano Barchi, além da família Carmona e os irmãos Tognocchi, e tantos outros fundamentais para que a categoria se expandisse e ganhasse o mundo.
Os visitantes terão ainda a oportunidade de interagir com recursos multimídia, núcleos imersivos e sensoriais desenvolvidos pela Nation Produções. Como as instalações que simulam a partida de uma motocicleta e uma experiência única com vista de dentro de um motor em funcionamento, além de espaços instagramáveis, exibição de filmes e uma projeção 360º.
“Criamos uma experiência que vai além do comum, conectando os visitantes não apenas com a mecânica, mas também com os contos emocionantes que cada motocicleta carrega. É uma imersão completa em sons, imagens e histórias que tocam e inspiram.”, Edu Sallouti, Nation Produções.

Destaques 20º andar – uma viagem (de moto) pela história
Largamente vistos em filmes de época, como parte da indumentária básica do motociclista, os visitantes se deparam com alguns capacetes inusitados. Como uma touca de algodão do início do século XX e um gorro em pelo com óculos de cristal, ambos acessórios utilizados para pilotar em um tempo em que sequer existia legislação ou normas quanto ao assunto. Bota e capacete utilizados na conquista de Edgard Soares em Buenos Aires (Argentina) em 1950, um quadro com numeral costurado à mão por sua esposa, e ainda a foto de mais uma vitória em 1953.
Integram a mostra neste andar as motocicletas europeias: Royal Enfield Origen (1901), Alcyon (1908), Triumph P (1928), BMW R 16 (1930), Norton M 30 (1936), Norton Manx (1950), Matchless G80 (1948), Monark Jawa (1957). Também algumas motonetas, como os modelos Lambretta e Vespa M40 e ainda, uma atração imersiva com projeção 360º e simulação de partida de uma motocicleta.
A chegada das motocicletas ao Brasil é um capítulo intrigante e ainda pouco explorado de nossa história automobilística. Embora muito se saiba sobre a introdução dos primeiros automóveis, inclusive pelos esforços da família Santos Dumont, a trajetória das motocicletas envolve um pouco mais de mistério. Nos primeiros anos do século XX, registros do desembarque de motocicletas no país surgiam nas seções de classificados de jornais, reflexo de uma sociedade que já via a novidade com certo fascínio, mesmo que ainda não formalizada. As motos chegavam importadas, eram vendidas usadas e não havia um comércio estabelecido.
Ao longo da história, a motocicleta no Brasil se transformou de objeto de luxo, em símbolo de cultura e resistência popular, com exemplares preservados por colecionadores e entusiastas que mantêm viva a memória dos pioneiros e de suas máquinas. A rica história do motociclismo brasileiro é, acima de tudo, uma narrativa sobre paixão, transformação e inovação, um legado que persevera até os dias atuais.

Destaques 19º andar – o paraíso da competição e um mercado em transformação
A motocicleta é acima de tudo uma expressão do espírito humano. Quando a competição surgiu — e dizem que a primeira corrida aconteceu assim que a segunda moto foi criada—, trouxe heróis que transcendem gerações. No Brasil, existem ícones imortais, cujas histórias o público poderá conhecer.
Estarão na exposição: motores de 2T e 4T, a combustão ou em uma moto mais “futurística” dotada de motor elétrico; modelos on e off road, dos tempos em que a velocidade máxima de algumas delas é facilmente atingida apenas na primeira marcha dos modelos atuais; as Yamaha TZ 350 (1976) – Adu Celso, TZ 750 – Edmar Ferreira, TZ 250 Daytona, TZ 350 — Lucilio Baumer; Yamaha MX 250 – Nivanor Bernardi e a Yamaha YZF 450 Rally Sertões (2022) – Moara Sacilotti. Vale mencionar as Honda CB 550 Fórmula G, CB 750 K0, Honda RCB 1000, Honda CG 125 FH (1978) e Honda CG 150 – a moto do boy. Contrastando com tantos modelos clássicos, estará em exposição a Honda CBR 1000 RR-R, moto utilizada atualmente por Eric Granado, além de macacão, capacete, bota e troféu do piloto nas competições FIM MotoE e SuperBike Brasil.
Serão exibidos também: um grande acervo de capacetes que, lado a lado, oferecem um panorama da evolução dos acessórios de segurança, que inclusive já foram item opcional no passado; macacão utilizado pelo piloto Alex Barros ainda criança (1978); troféu Netinho Daytona (1983); placas da primeira participação e primeira vitória brasileiras no Dakar, respectivamente em 1988 e 1991; capacete e troféu de Santo Feltrin e Birigui, conquistado na prova 12 Horas de Brasília; e equipamentos utilizados na primeira participação de André Azevedo no Rally Dakar.
A exposição oferece ainda, uma obra que representa a parte interna de um motor, mostrando seu funcionamento visto por dentro, incluindo sons e vibração, uma experiência sensorial única para os visitantes interagirem.

Imagem: Wel Calandria - Divulgação

Comentários
Comentário enviado com sucesso!