A Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no território nacional, promove, entre 2 e 6 de dezembro, a Semana ESG Yamaha, evento interno dedicado à temática ESG (Ambiental, Social e Governança). Para reforçar o compromisso da empresa com práticas sustentáveis e responsáveis, a iniciativa busca desenvolver protagonismo em ações que impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente.
A companhia irá reunir colaboradores, de todas as unidades e áreas, em palestras, dicas culturais, tendências, newsletters diárias, jogo interativo on-line e apresentação de dois podcasts. Os conteúdos destacam os projetos ambientais da Yamaha, ações sociais e a importância da governança ética.
"Nosso objetivo é proporcionar aprendizado e inspirar os colaboradores a se sentirem protagonistas na transformação que buscamos para o mundo. Queremos incentivá-los a adotar práticas mais sustentáveis, tanto no ambiente de trabalho quanto em rotinas pessoais, impactando positivamente vidas e comunidades", afirma Rafael Lourenço, gerente de Relações Institucionais da Yamaha no Brasil.
Compromisso com a sustentabilidade
Em 2024, a Yamaha aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, com metas para neutralidade de carbono até 2050 e reciclagem de 100% dos resíduos até 2035. Desde 2004, adota o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que visa minimizar os impactos ambientais das operações. Um exemplo está na planta de Manaus, onde implementa a utilização de água de reuso no processo de pintura e a adoção de racks retornáveis para o transporte de motocicletas. A utilização desses racks evitou a geração de mais de 24 mil toneladas de resíduos desde 2014.
A corporação também reforça compromisso com o desenvolvimento social por meio de programas de capacitação profissional, como o Programa Oficina Escola Mecânica de Motocicletas, realizado em parceria com a Escola Pró-Menor Dom Bosco, em Manaus. A empresa também colabora com o Senai Amazonas, oferecendo o barco-escola Samaúma, que leva aulas de mecânica de motocicletas para a população ribeirinha, oferecendo oportunidades de emprego.
No campo da segurança viária, realiza atividades por meio do Yamaha Riding Academy (YRA), programa global dedicado a preparar motociclistas para a pilotagem defensiva. As atividades presenciais e online do YRA impactam, anualmente, cerca de 20 mil motociclistas.
Imagem: Rafael Lourenço, gerente de Relações Institucionais da Yamaha no Brasil - Divulgação