Em meio ao Maio Amarelo, que destaca a importância da segurança no trânsito, os dados de 2024 reforçam a urgência de medidas concretas. Foram 6.160 mortes em rodovias federais no último ano, um aumento de 10% em relação a 2023, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Nesse cenário, soluções como videomonitoramento e telemetria avançada ganham protagonismo. A Platform Science, principal plataforma de tecnologia para o setor de transporte, tem contribuído para a prevenção de sinistros e para a melhoria da gestão de frotas em todo o país.
A Terra Minas, que atua no transporte e na locação de equipamentos para terraplenagem e mineração, implementou o sistema da então Trimble Transportation em 2020. Desde a implantação até 2024, não registrou acidentes que colocassem em risco seus motoristas ou veículos. O sistema, que permite o monitoramento em tempo real do comportamento de motoristas na cabine, ajudou a empresa a antecipar riscos e reforçar sua política de segurança.
“A maior dificuldade de todo transportador é saber o que acontece na cabine do caminhão quando ele está fora do campo de visão. Ter esse controle trouxe uma segurança e produtividade maior para nossa operação e fez com que nossos clientes nos identificassem como uma empresa de atuação mais segura, fortalecendo nossa imagem junto a eles”, afirma Edgar de Macedo Lopes, sócio fundador da Terra Minas.
Além da redução nos acidentes, a Terra Minas registrou ganhos operacionais: redução de 25% no desgaste de pneus e molas e de 20% no consumo de equipamentos — reflexo de uma condução mais consciente e do controle técnico da frota. Depois de uma fase inicial de adaptação, os motoristas também passaram a reconhecer o videomonitoramento e a telemetria como tecnologias aliadas para sua segurança e desempenho no dia a dia.
Para a Platform Science, o caso da empresa mineira demonstra como o uso estratégico de dados e monitoramento pode gerar impacto real. “Nosso foco é apoiar as empresas na missão de proteger vidas. A experiência da Terra Minas mostra como a tecnologia, quando bem aplicada, contribui para transformar comportamentos e aumentar a segurança nas estradas”, afirma Rony Neri, diretor-geral da Platform Science no Brasil.
No contexto do Maio Amarelo, a trajetória da Terra Minas evidencia que medidas práticas e sustentáveis, baseadas em tecnologia e gestão preventiva, são caminhos viáveis para promover uma cultura de segurança no setor de transportes — com reflexos diretos na preservação de vidas. O exemplo também mostra que segurança no trânsito não depende apenas de campanhas, mas de ações concretas dentro das empresas.