A Compass UOL, empresa global especializada em transformação digital, inicia um trabalho com o uso da tecnologia SLAM (Localização e Mapeamento Simultâneos, na sigla em inglês), desenvolvida com a utilização da Inteligência Artificial Generativa (Gen AI), como parte das ofertas da companhia. A novidade permite realizar o mapeamento de estradas de mineração e reconhecer obstáculos que podem causar elevado consumo e desgaste, principalmente, nos pneus de veículos pesados. O processo envolve a instalação de câmeras em caminhões que capturam imagens em tempo real durante o seu deslocamento.
A SLAM funciona por meio de sensores que constroem mapas de ambientes ao mesmo tempo em que determina a localização. A tecnologia é capaz de mapear e identificar vários tamanhos de pedras, além de poças d’água nas estradas. “Esse diferencial permite que empresas fornecedoras de pneus e indústrias de mineração, por exemplo, tomem medidas preventivas para aumentar a segurança nas estradas e a durabilidade dos pneus. A partir desta etapa, a solução pode indicar a melhor rota para o motorista, até mesmo - em conjunto com sistemas de automação do veículo - a possibilidade para uma tomada de decisão autônoma”, explica Cleyton Ferreira, CTO da Compass UOL.
“Trata-se de um recurso que coleta dados não estruturados do ambiente e utiliza algoritmos avançados para processar essas informações e criar um mapa tridimensional. Ao mesmo tempo, a SLAM estima a posição e a orientação nos espaços em constante atualização”, comenta Ferreira. “Isso é especialmente útil em situações nas quais é preciso que o motorista trafegue em um ambiente desconhecido sem o apoio de mapas preexistentes”, completa.
Com o uso da nova tecnologia, a Compass UOL auxilia empresas e indústrias por meio de relatórios completos e inteligentes, utilizando como base os dados coletados durante o processo simultâneo de mapeamento e localização. “Esses relatórios podem ser utilizados por equipes de manutenção ou motoristas. Por meio das informações coletadas os clientes do setor serão capazes de tomar decisões sobre rotas, manutenção de estradas ou precauções adicionais”, afirma Ferreira.
Além da entrega dos relatórios, a Compass UOL pretende evoluir esse algoritmo e criar um aplicativo de navegação com a tecnologia SLAM para motoristas, como se fosse um GPS, a fim de proporcionar a detecção de obstáculos em tempo real e recomendar rotas alternativas com base nas condições do tráfego naquele momento.
“Os relatórios desenvolvidos baseados nas informações coletadas com a ajuda da tecnologia SLAM fornecem informações detalhadas, insights e suporte à tomada de decisões em diversos setores, incluindo mapeamento de estradas, logística, automação industrial, robótica e muito mais”, conclui Ferreira.
Foto: Reprodução