A Hyundai Mobis anunciou, recentemente, seu êxito em desenvolver o sistema in-wheel, que permite ao motor controlar cada roda diretamente. As tecnologias-chave para novo o sistema, que incluem o motor de acionamento e o controlador, foram desenvolvidas internamente pela Hyundai Mobis na Coreia do Sul.
O sistema “in-wheel” é a tecnologia mais moderna, ainda sem apresentar registros de produção em série pelo mundo. Atualmente, a Hyundai Mobis está verificando a sua confiabilidade para a produção em massa, com base no IONIQ 5 em parceria com Hyundai Motor Company.
A Hyundai Mobis começou a desenvolver o sistema “in-wheel” em 2010, em resposta ao mercado emergente de automóveis elétricos. O motor interno da roda (‘’in-wheel’’) requer um processo de desenho complexo para colocar um trem de força nas rodas (embreagem, caixa de marchas, eixos de transmissão, diferencial e rodas motrizes). O sistema é visto como uma tecnologia que necessita superar uma série de desafios, incluindo assegurar o desempenho de seu acionamento e durabilidade.
Os principais destaques do novo sistema “in-wheel” são direção melhorada e eficiência energética de tração e potência, direção autônoma, melhor desempenho de condução e modos de direção únicos. Aplicar o sistema “in-wheel” no veículo significa maximizar a eficiência de tração sem a necessidade de instalar um componente de transmissão de potência separado, tal como um eixo acionador - componente que transmite torque às rodas, o que também resulta na melhora de sua eficiência energética.
Além disso, os sistemas “in-wheel” melhoram a autonomia de condução dos veículos elétricos, garantindo o melhor uso da duração da bateria. Ele acaba liberando mais espaço de energia, o que permite que o veículo utilize a energia restante para o sistema de direção. O sistema também provê uma distribuição eficiente de torque para o motor de cada roda, permitindo um raio de curva otimizado o controle da carroceria. A Hyundai Mobis tem melhorado a mobilidade ao fazer curvas e eficiência energética em 20% ou mais, por usar distribuição eficiente do torque nas quatro direções. Características únicas como o Crab Walking - que permite o carro se movimentar de lado - e Giro Zero também estão disponíveis para o sistema “in-wheel”.
O motor in-wheel é uma tecnologia-chave do sistema e-Corner. A Hyundai Mobis revelou o sistema e-Corner com base no IONIQ 5 durante a CES 2023 (Consumer Electronics Show, em Las Vegas). O sistema e-Corner é uma solução integrada que combina as tecnologias de direção eletrônica, travas e suspensão centradas em torno do motor “in-wheel”. Atualmente, a Hyundai Mobis está criando o sistema e-Corner para instalá-lo em carros reais com o objetivo de completar o desenvolvimento dentro dos próximos cinco anos.
O vice-presidente executivo e Chefe da Eletrificação da Hyundai Mobis, Oh Heung-sub, disse: "Planejamos completar o desenvolvimento desta tecnologia, que é ao mesmo tempo durável e viável, para que possamos iniciar a produção em massa do sistema In-wheel até ao final deste ano. Vamos continuar a idealizar a tecnologia para nos prepararmos para o futuro da mobilidade."
A tecnologia “in-wheel” não tem previsão de chegada no mercado automotivo brasileiro.
Foto: Divuulgação Hyundai