Em um dos momentos mais delicados da pandemia, todos temos acompanhado com preocupação as imagens de aglomeração nos ônibus de diversas cidades brasileiras. Mesmo que ainda não se tenha comprovado qual o risco efetivo de contaminação pela Covid-19 no transporte público, buscar formas mais seguras de deslocamento é uma necessidade para quem não pode parar e ainda precisa sair de casa. Pensando nisso, a startup brasileira de mobilidade urbana Quicko implementou em seu aplicativo uma revisão na ferramenta de reporte de usuários. Para ajudar no combate às aglomerações no transporte público, o reporte de lotação ganhou um maior destaque dentro da plataforma.
Agora, basta o usuário clicar diretamente no ícone de sua parada de ônibus e selecionar que o veículo está lotado e/ou atrasado. Essas informações inseridas pelos próprios usuários ficam disponíveis para que outros viajantes que utilizam a plataforma vejam e tomem a melhor decisão na hora de escolher como chegar ao seu destino. Seja utilizando uma linha alternativa que não está lotada, uma bicicleta, um aplicativo de transporte privado ou até a pé.
A função tem como finalidade informar sobre ocorrências no transporte público, mas não disponibiliza o motivo do atraso ou previsões de retorno do serviço. A nova funcionalidade está disponível para usuários de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, no sistema Android. A novidade também estará presente, em breve, para quem utiliza o sistema iOS.
Segundo Pedro Somma, CEO da Quicko, este é mais um dos recursos apresentados pela startup para auxiliar neste período de pandemia. “Queremos fortalecer cada vez mais a comunidade de quem usa o transporte público, contribuindo com a segurança dos usuários e com a facilidade no deslocamento. Por isso, desenvolvemos o “alerta de lotação”, assim os usuários da Quicko poderão avisar os outros sobre situações que estão vivendo durante no transporte. Aliando com outros recursos do app, como a possibilidade de traçar diversos trajetos e por vários meios de transporte para chegar até o destino, os usuários poderão tomar decisões com base em cenários mais claros, como lotação de transporte e atrasos”, afirma.
A Quicko é a primeira plataforma de Mobility as a Service (MaaS) 100% brasileira. O App da Quicko reúne em um só aplicativo diversos serviços de transporte e conveniência para os usuários de diversas cidades do Brasil, proporcionando uma jornada mais inteligente, fácil e segura. O aplicativo está disponível nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.
Mapa de Vacinação
A vacinação contra a COVID-19 prossegue em diversas cidades brasileiras, mas muitas pessoas ainda têm enfrentado dificuldades para localizar os pontos de vacinação mais próximos e saber detalhes, como o horário de funcionamento e o cronograma de atendimento para cada faixa etária. Para ajudar seus usuários, sobretudo neste período de agravamento da pandemia, o Quicko APP foi o primeiro aplicativo no Brasil a disponibilizar o Mapa de Vacinação.
Em uma única plataforma, a Quicko reúne informações sobre pré-cadastro, endereços e horários dos postos de vacinação, além do calendário por faixa etária. O aplicativo também ajuda o usuário a encontrar a melhor alternativa para chegar no local de forma mais rápida e segura, usando transporte público, bicicletas, a pé ou por carros de aplicativo. A ferramenta está disponível nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.
Luta contra a Covid-19
O Quicko App pode ser uma ferramenta muito útil na luta contra a pandemia, além de facilitar a vida do usuário de transporte público. Com ele, as pessoas podem conferir o horário em que o ônibus vai passar e assim não precisam ficar expostas ao risco de contaminação esperando nos pontos. Eles ainda podem favoritar as linhas que mais utilizam e acessar as informações de forma rápida e fácil.
O aplicativo também reúne na Central de Notificações todas as notícias importantes para quem se desloca pelas cidades e envia alertas sobre mudanças na operação ou qualquer outro problema que afete o seu caminho.
Outra ferramenta que ajuda na movimentação diária é o “Reporte do Usuário”, em que as pessoas podem compartilhar problemas, como lotação, atraso ou lentidão, parada inesperada, além da possibilidade de avaliar o motorista e as condições do veículo, entre outras categorias, ajudando, de forma colaborativa, os outros usuários.
Mais um diferencial do aplicativo é a Central de Benefícios, em que os usuários do Quicko APP podem aproveitar ofertas e descontos exclusivos de parceiros.
Com foco na segurança, o Quicko App conta ainda com a função de compartilhamento de rota. Com ele, você pode enviar para parentes ou amigos as informações do seu trajeto, como horário e local de embarque, o modal utilizado e o lugar e a hora de chegada.
Em São Paulo e em Salvador, os usuários podem comprar créditos para o Bilhete Único (SP) e o cartão CCR Metrô Bahia (Salvador), diminuindo riscos de contaminação, já que não precisarão ter contato com outras pessoas nas filas, bilheterias ou máquinas de autoatendimento. Em Salvador, é possível consultar o saldo disponível no cartão via aplicativo da Quicko.
O Quicko App está disponível gratuitamente para Android e iOS.