Em abril de 2021, a BYD, líder global em veículos elétricos, lançou oficialmente a e-platform 3.0 para veículos elétricos no Salão do Automóvel de Xangai de 2021. No mesmo dia, a BYD também apresentou o carro-conceito X REAM e o novo EA1, além de lançar oficialmente seu carro-chefe híbrido para 2021, o Tang DM-i.
A plataforma eletrônica 3.0 foi projetada para a próxima geração de automóveis inteligentes de alto desempenho, oferecendo quatro principais vantagens: inteligência, eficiência, segurança e estética. Ela não apenas integra e padroniza os principais componentes, mas também constrói uma estrutura de carroceria totalmente nova, uma renovada arquitetura digital e elétrica, além de um atualizado sistema operacional BYD. Assim como suas outras versões, a plataforma eletrônica 3.0 continuará à disposição da indústria, acelerando ainda mais a eletrificação dos automóveis.
Enquanto o novo modelo EA1 da BYD marca a abertura oficial de sua nova série de produtos “e”, o carro-conceito X DREAM continua a linha de design “Dragon Face”, integrando elementos chineses com design inovador. Além disso, o totalmente novo Tang DM-i, define a referência em eficiência energética no mercado de SUV da China, graças ao sistema híbrido DM-i que tem baixo consumo de combustível, chegando a 5,3 litros por 100 quilômetros. O preço de venda do Tang DM-i varia entre 189.800 a 216.800 RMB
Plataforma eletrônica 3.0, o berço para a nova geração de veículos elétricos
A plataforma eletrônica 3.0 surge com os mesmos genes de inteligência de suas antecessoras, compartilhando com elas as principais vantagens de inteligência, eficiência, segurança e estética.
Quando se trata de inteligência, a plataforma eletrônica 3.0 vem com o sistema operacional de veículo desenvolvido pela BYD, tornando-a expansível, atualizável e totalmente aberta aos desenvolvedores. Ela oferece uma melhor interação entre veículo e usuário, bem como entre veículos e outras coisas na estrada, trazendo aos automóveis elétricos ainda mais possibilidades no campo da direção autônoma. Ao mesmo tempo, a velocidade de integração das novas funções pode ser reduzida de dois meses para duas semanas, o que significa que o ciclo de integração das funções pode ser reduzido em mais de 70%.
No que diz respeito à eficiência, os módulos principais da plataforma eletrônica 3.0 são menores, mais leves, mais fortes e com menor consumo de energia. Ela é equipada com uma nova tecnologia de bomba de calor como padrão e um módulo 8-em-1 recém-atualizado para o sistema de acionamento, permitindo que a eficiência geral exceda 89%. Um veículo elétrico equipado com a plataforma eletrônica 3.0 leva apenas 2,9 segundos para ir de 0 a 100 km / h, com uma autonomia de até 1.000 km. Com a tecnologia de carregamento rápido de 800 V, o veículo elétrico pode ser carregado por apenas 5 minutos para ter uma autonomia de 150 km, enquanto o consumo de energia a cada 100 km é reduzido em 10% e a autonomia é 10% maior no inverno.
Em termos de segurança, a ultra segura bateria blade é a configuração padrão da plataforma eletrônica 3.0, o que melhora muito a integridade de veículos 100% elétricos, visto que a bateria blade é uma das baterias mais seguras da indústria. Isso também está integrado ao design estrutural do veículo, dobrando a rigidez torcional da carroceria.
Quando se trata de estética, os modelos da e-platform 3.0 redefinem a estética do design dos veículos, com saliências dianteiras mais curtas, maior distância entre eixos, centro de gravidade mais baixo, mais espaço, senso de movimento e dinâmica, bem como um coeficiente aerodinâmico (Cx) tão baixo quanto 0,21.
A plataforma eletrônica 3.0 redefine a estética dos veículos elétricos
Em 2018, a BYD anunciou a solução de plataforma eletrônica pela primeira vez, e assim como as primeiras versões, esta última continua a aprofundar o uso de tecnologias originais, libera completamente o potencial da eletrificação inteligente, tornando-a verdadeiramente o "berço para a próxima geração de veículos elétricos", ao mesmo tempo que fornece uma excelente solução básica para os VEs inteligentes.
Antes disso, a Mercedes-Benz, a Toyota e a Didi Chuxing fizeram parceria com a BYD para desenvolver veículos elétricos e a plataforma eletrônica 3.0 continuará aberta a todas as empresas. Em um futuro próximo, VEs baseados na plataforma eletrônica 3.0 serão usados em todo o mercado.
Segundo Adalberto Maluf, Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD, “Em poucos anos, os veículos serão todos elétricos, semi-autônomos e conectados, a ponto de superar os smartphones como o centro de conectividade na vida das pessoas. Os veículos poderão ser usados para abastecer sua casa ou a rede, quando os estímulos de preço permitirem, ou ainda de controlar a sua casa remotamente, assim como um veículo elétrico se comunicará com outros veículos, pedestres e com a infraestrutura das cidades, usando novas tecnologias de 5G, blockchain e Inteligência Artificial. Essa novas tecnologias irão transformar nossa vida em pouco tempo”.
Novos veículos abrem novas portas para a marca enquanto continuam a consolidar sua vantagem no setor
O EA1 será o primeiro modelo da nova série de produtos “e” da BYD. Ele foi projetado pelo Diretor de Design Global da BYD, Wolfgang Egger, e é o primeiro modelo a adotar conceitos de design marinho e um novo logotipo, com o objetivo de criar uma forma livre, única e alegre de viajar para jovens urbanos.
O carro-conceito X DREAM continua a bem recebida linha de design "Dragon Face" da BYD. A carroceria usa cores exclusivas e o interior é feito com o artesanato de laca exclusivo da China, com uma forma geral que combina elegância e luxo. Ao abrir a porta do carro, o usuário se sente como se estivesse em uma paisagem natural, proporcionando uma experiência de direção envolvente e única.
O X DREAM também vem com elementos chineses pela primeira vez, com o formato das luzes do carro demonstrando perfeitamente a fusão de tecnologia e cultura. Este elemento de nó chinês se tornará um recurso chave de design visto nos modelos da BYD no futuro.
O novo Tang DM-i 2021 vem equipado com o plug-in Xiaoyun híbrido e com recarga turbo, motor de alta eficiência 1.5Ti, sistema elétrico-híbrido e a bateria blade com uma potência especial para o sistema híbrido DM-i, assim como o núcleo, trazendo uma experiência de direção rápida, econômica, silenciosa, suave, verde e espaçosa. Com seu baixo consumo de combustível de 5,3 litros a cada 100 quilômetros, e uma autonomia de 1.050 km, ele define a referência em eficiência energética no mercado de SUV da China.