Offline
Publicidade
Publicidade
Sorocaba coloca mais sete ônibus com proteção antiviral em operação
04/05/2021 09:02 em Mobilidade

Em continuação aos esforços para garantir segurança adicional aos usuários contra a Covid-19, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte, colocou em circulação mais sete ônibus com proteção antiviral e antibacteriana. Bancos, balaústres, corrimãos e catracas foram revestidos com tecido antiviral, confeccionado pela ChromaLíquido Soluções Tecnológicas a partir do fio têxtil de poliamida Amni® Virus-Bac OFF. Com esses, o município soma 11 ônibus antivirais na frota.
Os veículos são certificados pelas áreas e agências técnicas do governo do Estado de São Paulo, incluindo a Unicamp, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que testaram a resistência física do produto e a eficiência antibacteriana e antiviral. Os tecidos da ChromaLíquido são indicados para uso profissional, em virtude do efeito permanente da ação antiviral e antibacteriana, resistência a atritos, higienizações e lavagens constantes, como exige o transporte público.
“Estamos trabalhando, agora, com duas empresas em Sorocaba, a Consor e a City. O projeto está chamando muita atenção, de forma positiva, e Sorocaba continua à frente nesta iniciativa”, diz Ricardo Bastos, diretor de Relações Institucionais da ChromaLíquido.
“É uma parceria que está dando certo, e a intenção é equipar mais ônibus da frota com esta tecnologia inovadora. Trata-se de uma proteção adicional à saúde e à segurança dos passageiros e motoristas, além do fato de todos os ônibus, diariamente, passarem por uma completa descontaminação quando saem das garagens e também por higienização entre os trajetos”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.
Segundo Bastos, a tecnologia aumenta a segurança dos passageiros e motoristas, ajudando a controlar a disseminação do coronavírus e reduzindo as chances de contaminação cruzada.
A contaminação cruzada ocorre quando a pessoa infectada com o vírus coloca a mão em uma superfície e, em seguida, outra toca no mesmo local, correndo o risco de contrair a doença. “Além de Sorocaba, a solução antiviral e antibacteriana está em operação em Osasco (SP), Florianópolis (SC) e em uma frota de ônibus intermunicipais gerenciada pela EMTU/SP, que circulam na zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo”, enfatiza Bastos.

Forma de atuação
A solução foi desenvolvida pela ChromaLíquido Soluções Tecnológicas, em parceria com a Rhodia, empresa do Grupo Solvay. O aditivo antiviral aplicado nos fios dos tecidos é produzido com nanotecnologia capaz de romper a camada de gordura do vírus, impedindo que ele se fixe na superfície. Além disso, os aditivos conseguem inativar em 99,99% o Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19, em até 1 minuto.

Vantagens do fio têxtil de poliamida Amni® Virus-Bac OFF

Efeito permanente
As atividades antiviral e antibacteriana da poliamida Amni® Virus-Bac OFF são permanentes, mesmo após inúmeros ciclos de lavagem, mantendo as funcionalidades e oferecendo vida longa aos artigos têxteis.

Uniformidade e alta performance
O agente antiviral e antibacteriano, presente na matriz polimérica da poliamida Amni® Virus-Bac OFF, garante que a concentração do agente no fio seja distribuída por igual ao longo do tecido/malha, assegurando um produto bem homogêneo.

Agilidade no processo produtivo
O agente antiviral e antibacteriano, inserido na matriz polimérica da poliamida Amni® Virus-Bac OFF, traz ganhos no processo produtivo, com redução de etapas na cadeia produtiva e, consequentemente, aumento da produtividade.

Sustentabilidade
Graças à tecnologia de aditivação da Rhodia, as funcionalidades desta poliamida não saem nas lavagens, agregando sustentabilidade ao processo têxtil. O fio de poliamida Amni® nasce de um processo que respeita o meio ambiente. Com o ciclo fechado de água, 0% de geração de resíduos e redução de emissão de CO2.
A eficácia do fio de poliamida Amni® Virus-Bac OFF foi comprovada por laboratório independente, seguindo os protocolos têxteis das normas internacionais ISO 18184 e AATCC100.

Fonte: RHODIA, empresa do Grupo Solvay

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!