Levantamento do Webmotors Autoinsights, hub de notícias, dados e informações sobre o mercado automotivo, mostra as preferências dos consumidores brasileiros na jornada online para compra de veículos no primeiro trimestre de 2021. Entre as 33 milhões de visitas na plataforma da Webmotors por mês, o Honda Civic novamente foi o líder em audiência no Brasil, seguido por Toyota Corolla e Chevrolet Onix.
O Honda Civic foi o mais procurado nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste; no Norte e Nordeste, os mais acessados foram dois modelos da Toyota: Hilux e Corolla, respectivamente. Com relação às propostas enviadas aos vendedores, a liderança também é do Honda Civic, seguido por Honda Fit e Toyota Corolla, respectivamente.
“Apesar dos impactos da pandemia em várias áreas da economia, percebemos um interesse dos brasileiros pela compra ou troca do veículo devido ao grande número de procura em nossas plataformas e pelo fluxo de propostas. Além disso, o movimento que registramos também é aderente ao momento do mercado, com busca e valorização dos usados, ponto que pode ser atribuído ao desajuste logístico da indústria, com falta de insumo e recentes paralisações de montadoras”, comenta o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic.
As marcas, carrocerias e cores mais procuradas
Em relação às buscas gerais dos usuários que não especificam o modelo do veículo, a marca com maior audiência foi a Volkswagen, seguida por Chevrolet e Fiat. Nas propostas enviadas aos vendedores, a liderança é da Chevrolet, seguida pela Volkswagen e Honda. Já entre as carrocerias, a primeira colocação ficou para os modelos hatchback (mais procurados nas regiões Sudeste e Nordeste), seguidos pelos sedãs (líder no Sul, Norte e Centro-Oeste) e utilitários esportivos. Na preferência por cores, destaque para os modelos preto (1°), branco (2°) e prata (3°).
Dos novos para os seminovos
No cenário dos seminovos, registrou-se aumento de 11,7% na audiência de veículos com ano de fabricação acima de 2018 no primeiro trimestre de 2021 comparado ao último de 2020. Entre eles, o veículo mais procurado foi o Chevrolet Onix, seguido do Volkswagen Polo e do Jeep Compass. Já a marca com maiores audiências foram Volkswagen, Chevrolet e Fiat, respectivamente.
Confira os rankings do primeiro trimestre de 2021
Modelos com mais audiência (nacional)
1. Honda Civic
2. Toyota Corolla
3. Chevrolet Onix
4. Honda Fit
5. VW Gol
6. Hyundai HB20
7. VW Golf
8. VW Jetta
9. Chevrolet S10
10. Toyota Hilux
Modelos com mais propostas (nacional)
1. Honda Civic
2. Honda Fit
3. Toyota Corolla
4. Hyundai HB20
5. Chevrolet Onix
6. Honda HR-V
7. Jeep Renegade
8. VW Fox
9. VW Gol
10. Honda City
Montadoras mais audiência (nacional)
1. Volkswagen
2. Chevrolet
3. Fiat
4. Ford
5. Honda
6. Toyota
7. Hyundai
8. BMW
9. Renault
10. Mercedes-Benz
Montadoras com mais propostas (nacional)
1. Chevrolet
2. Volkswagen
3. Honda
4. Hyundai
5. Fiat
6. Toyota
7. Ford
8. Renault
9. Jeep
10. Nissan
Modelos mais buscados por região:
Sul / Sudeste / Centro-Oeste: Honda Civic
Nordeste: Toyota Corolla
Norte: Toyota Hilux
Cores mais buscadas (nacional)
1. Preta
2. Branca
3. Prata
4. Cinza
5. Vermelha