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Filtros Mil lança primeiro filtro de ar-condicionado antiviral do Brasil
Ambiente
Publicado em 21/04/2021

 

Após quase um ano entre desenvolvimento, testes e registros necessários, a empresa de filtros e purificadores MIL lança o primeiro filtro antiviral para ar-condicionado de veículos do Brasil. Batizado de Mil Protect, o novo produto da empresa paranaense traz uma solução atestada por laudo técnico como eficaz contra o Coronavírus. O novo filtro foi desenvolvido especialmente para conter a proliferação de agentes contaminantes como bactérias e vírus. Além da barreira física que detém poeiras e gotículas, o Mil Protec possui um tratamento químico especial para reter qualquer impureza que circule pela cabine do veículo. A novidade permite maior segurança aos passageiros, uma vez que atua diretamente na circulação de ar de carros e de ônibus.
“O vírus da Covid-19 é uma partícula muito pequena, que só consegue circular no ar quando ligado a uma gotícula de água ou partícula sólida que estiver suspensa no ar. Quando entra em contato com o novo filtro que desenvolvemos, o agente antiviral elimina o vírus, ao quebrar a membrana externa do Coronavírus”, esclarece o biólogo Renato Souta Fontana, diretor comercial da MIL e um dos envolvidos no desenvolvimento do produto.
Para se certificar de que o Mil Protect ofereça a filtração do ar de forma segura, o filtro recebe um agente antiviral em toda a sua superfície. Vale destacar que o produto é comprovadamente atóxico tanto para seres humanos quanto para pets.

Eficácia comprovada cientificamente
De acordo com o laudo técnico da UNICAMP, o novo filtro antiviral para ar condicionado da MIL garante proteção contra vírus, incluindo contra o vírus COVID-19. "Considerando que houve inibição de até 99,999% do vírus testado (Coronavírus cepa MHV-3, Gênero Betacoronavirus), pode-se concluir que o produto 'Filtro Automotivo Plissado com Poliéster com aditivo antiviral' (nome técnico do Mil Protect) foi eficaz para a inativação de partículas virais, e, portanto, recomendamos o uso como potencial agente virucida para o combate ao grupo Coronavírus", constatou a Profa. Dra. Clarice Weis Arns, responsável pelo laudo do Laboratório de virologia do Instituto de Biologia/Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP.
Graças ao agente antiviral, o Mil Protect destrói a membrana protetora de vírus ou bactérias no momento em eles entram em contato o filtro. “Essa ação do novo filtro da MIL garante a proteção de todos os integrantes do veículo, ao interromper a transmissão do vírus e de suas variantes na circulação de ar. Mas vale destacar a necessidade do uso simultâneo da máscara para evitar a transmissão por contato direto, devido à proximidade de outras pessoas no interior do veículo”, complementa Andreia Dalto Montanha, CEO da MIL. O produto faz-se ainda mais útil para o caso de veículos que são compartilhados por mais pessoas, como motoristas e passageiros que utilizam aplicativos de transporte e ônibus.
Com uma capacidade produtiva inicial de 700 mil filtros por mês, o novo filtro de ar-condicionado automotivo já está disponível para todo Brasil. A expectativa é até o final do ano disponibilizá-lo também na Europa e nos EUA, por meio da filial da MIL em Portugal e de parceiros comerciais na Flórida, respectivamente.
O Mil Protect já está disponível para filtros de cabine de carros e ônibus e pode ser adquirido nos distribuidores da MIL localizados em todo o país. A autonomia do produto é de aproximadamente 6 meses em uso contínuo. Além disso, o filtro é confeccionado na versão aromatizada com perfume de lavanda, outra solução patenteada da MIL. “Até o final do ano, pretendemos ampliar nossa a capacidade de produção do Mil Protect para 1,3 milhão de unidades por mês para atender as demandas com o máximo de agilidade”, estima Andreia.
O departamento de desenvolvimento de novos produtos da Filtros Mil trabalha em paralelo para adaptar o novo filtro para uso em aviões. “Conscientes da fragmentação e da diversidade de requisitos dos vários setores dos mercados onde atuamos, a MIL desenvolve projetos para produtos de filtração para atender, de forma personalizada, as diferentes necessidades de cada segmento”, finaliza a CEO da MIL.

 

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