Fazer manutenção regular e não negligenciar os cuidados preventivos de sua motocicleta Harley-Davidson são ações cruciais. E a limpeza é parte essencial disso. Na realidade, costuma-se dizer que uma motocicleta limpa funciona melhor.
Existe um tanto de verdade nesta consagrada premissa. Por um lado, alavancas manuais e discos de freio, quando limpos sistematicamente, têm seu desempenho aprimorado e vida útil prolongada.
O mais importante, no entanto, é que lavar sua motocicleta configura-se como uma oportunidade de realização de inspeções T-CLOCS.
T-Clocs é a sigla utilizada pela Motorcycle Safety Foundation® para orientar os motociclistas a promoverem uma vistoria adequada de suas motocicletas previamente às viagens. É uma das atitudes mais importantes que você pode tomar para reduzir o risco ao pilotar e que vale a pena fazer parte de sua rotina durante o processo de limpeza.
Fundamentos de uma inspeção T-Clocs:
Pneus e rodas: Profundidade da banda de rodagem, desgaste, objetos embutidos, condição de freio, raios soltos etc.
Controles: Guidão, alavancas, pedais, cabos, mangueiras, acelerador etc.
Luzes e eletrônicos: Bateria, farol dianteiro, lâmpadas de freio/traseiras, piscas, lentes, fiação etc.
Óleo e outros fluidos: Níveis, vazamentos, vedações defeituosas etc.
Chassi: Quadro, suspensão, correia etc.
Cavaletes: Rachaduras, dobras, tensão da mola
Ao lavar sua motocicleta, é possível inspecionar peças que, talvez, você não acesse tão frequentemente. Fica fácil ver se algo está solto, como uma alavanca de câmbio ou uma pedaleira. Ao limpar as partes cromadas, é possível perceber se o isolador térmico está danificado. Lavar os pneus e as rodas é um ótimo momento para detectar um raio solto, desgaste excessivo do pneu ou uma tampa de válvula perdida.
Estes são apenas alguns exemplos de como a limpeza pode não somente impactar o desempenho da motocicleta, mas também prolongar a vida útil – e, potencialmente, a sua própria vida.
Ao seguir a lista T-CLOCS, fica fácil lembrar o que deve ser verificado. E isso leva apenas alguns minutos. A conclusão é: se você pode ver ou sentir durante a lavagem, é melhor inspecionar. Para comprar produtos de limpeza de qualidade, projetados especificamente para sua motocicleta H-D, visite a concessionária Harley-Davidson mais próxima.
Para muitos de nós, o GPS é parte essencial do kit de ferramentas de qualquer viagem. Aqui estão algumas dicas sobre como obter o máximo do seu sistema:
Fale comigo
Para uma experiência com as mãos livres, use o microfone do fone de ouvido para informar seu destino, por meio do comando de voz nos sistemas de navegação Harley-Davidson® Boom!™ Box.
No dispositivo
Planeje sua rota online (https://maps.harley-davidson.com/?source_cd=Vanity_rideplanner ), exporte-a como arquivo GPX para um dispositivo USB e faça o upload para o seu sistema de navegação Boom! Box utilizando a interface USB da motocicleta.
Siga a rota
Para garantir que o GPS da motocicleta siga a rota traçada no Ride Planner, crie e salve as viagens de cada dia individualmente, com o maior número possível de pontos de passagem. Nomeie as rotas e faça o upload de cada uma separadamente para o navegador Boom! Box.
Na mosca
Em alguns sistemas GPS, como o Garmin zumo®, é possível salvar uma rota após tê-la percorrido. Em “Configurações”, acesse os “Dados do Usuário” e selecione a opção “Gerenciar Registro de Viagem”. Em seguida, pressione “Salvar como Rota”. Suas viagens recentes serão exibidas; pressione a que deseja salvar e a nomeie em “Editar”. Em sua próxima viagem, acesse “Para Onde” e “Rotas” para encontrar sua rota salva.
Pense nisso
Apesar da máxima “O cliente tem sempre razão”, com o GPS esse nem sempre é o caso. Às vezes, você sabe mais do que o computador. Não se distraia e lembre-se de que a viagem deve ser relaxante: às vezes, é melhor desligar o dispositivo e, simplesmente, seguir seu coração!