Ao longo de 2020, em parceria com a empresa de consultoria Gelatina, seis Instituições Sociais, todas localizadas na Grande São Paulo, onde a Cummins está instalada, apresentaram seus projetos finais. Houve ainda a participação de outras empresas para avaliação e feedback dos trabalhos.
A Cummins Brasil celebra mais um caminho percorrido pelo projeto Fortalecimento de ONGs, programa desenvolvido pelos colaboradores voluntários da empresa e a Parceiros Voluntários – organização especializada no desenvolvimento de ONGs, com o objetivo de reforçar o conhecimento dos profissionais que atuam diariamente no terceiro setor.
O projeto, denominado Inova OSC (Organização da Sociedade Civil), levou conhecimento e aprendizagem às ONGs, compartilhando inovação e sustentabilidade, por meio de conteúdos atuais a fim de gerar impactos para estas organizações e seus beneficiários.
Devido à pandemia, a jornada de treinamentos ocorreu de maneira online, mas sem afetar a qualidade e o dinamismo dos encontros. Ao longo dessas reuniões, as organizações puderam aprofundar seus conhecimentos sobre Design Thinking, Mentalidade Ágil, Projetos e Storytelling, e, finalmente, apresentarem seus resultados finais no Demoday.
As seis ONGs, Casas André Luiz, Lar São Vicente de Paulo, Centro Social Brasil Vivo, Sociedade Beneficente Caminhando para o Futuro, Casa dos Velhos Irmã Alice e Instituição Allan Kardec Alice Pereira (IAKAP), previamente selecionadas pela Cummins, exibiram seus projetos e puderam, além de contar um pouco sobre a fundação e histórico, compartilhar as atuais demandas de melhorias que identificaram ao longo do processo do Inova OSC.
Para Soraia Senhorini Franco, líder da área de Responsabilidade Corporativa da Cummins, “o evento foi um passo percorrido frente aos desafios do terceiro setor que é bastante diferente do corporativo, ou seja, trata-se de um aprendizado para todos nós”. A ONGs, somente com o Inova OSC, receberam um total de 110 horas de capacitação, além de mais de 10 horas de consultoria individual.
Fortalecimento de ONGs – Idealizado pela Cummins, o projeto teve início em 2018 e já envolveu 22 Instituições Sociais. Foram administrados 16 cursos ao todo, com um total de 136 horas, mais de 50 pessoas treinadas e capacitadas, além da participação de aproximadamente 100 voluntários em todas as fases até o momento. Ainda na primeira fase, a Cummins ofereceu um curso voltado a aspectos gerais de legislação do terceiro setor e administração de uma organização. Os treinamentos foram: Desenvolvimento de Lideranças Sociais, Introdução a Gestão da Organização da Sociedade Civil, Políticas Públicas e Organização da Sociedade Civil e OSC Legal (Aspectos Legais).