A BYD, líder mundial na fabricação de ônibus elétricos, atingiu outro marco em sua expansão contínua na Europa depois de confirmar seu primeiro pedido de frota para a Romênia. Um total de nove ônibus 100% elétricos da BYD de 12 metros foram encomendados pelo município de Buzău, para serem operados pela Transbus Buzău, no sudeste do país.
O contrato de pedido foi oficialmente assinado na semana passada, na prefeitura de Buzău, com a presença do prefeito, Constantin Toma, acompanhado pelo chefe do departamento de desenvolvimento e implementação de projetos, Luminița Colțeanu, do diretor da Transbus Buzău, Gică Toader, do chefe jurídico da New Kopel, Stefan Ichim e ao lado de Tal Lahav, CEO da New Kopel Car Import, parceira da BYD na Romênia.
A maioria dos veículos será fabricada nas instalações de produção de última geração da BYD em Komárom, na vizinha Hungria.
Esta notícia reforça o crescimento impressionante da BYD em novos mercados europeus. Com mais de 1.500 veículos entregues ou encomendados em toda a Europa, a BYD ônibus elétricos também provou sua confiabilidade operacional no frio extremo do norte da Escandinávia e no calor intenso do sul da Espanha e Portugal.
O ônibus de 12 metros da BYD é o modelo mais vendido pela empresa na Europa, para operadores de transporte público, operando nas principais cidades e comprovando seus atributos impressionantes, incluindo ampla autonomia, altos níveis de segurança, confiabilidade e conforto para os passageiros.
“Estamos muito satisfeitos por ter assinado este importante contrato para a cidade de Buzău e por ter acesso a fundos europeus para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade”, disse o prefeito Constantin Toma. “Queremos melhorar o transporte público em Buzău tanto quanto possível”, considerou ele. “Atualmente, a poluição é um problema devido ao grande número de carros. Nos últimos quatro anos, o número de carros dobrou na cidade”, explicou Toma.
Luminița Colțeanu acrescentou: “A Rota 10 é a rota de ônibus mais longa e, fazendo um cálculo de lucratividade para ônibus, descobrimos que essa rota era a melhor para esses ônibus elétricos. Parte da Rota 10 na Rua Unirii será adequada graças à modernização. Era uma condição, na verdade, que a rua por onde os ônibus circula fosse modernizada”.
O Diretor Executivo da BYD Europe, Isbrand Ho, acrescentou: “A BYD continua a se expandir em mercados em toda a extensão da Europa. Estamos muito satisfeitos por trazer transporte público não poluentes para Buzău”, disse ele. “Estou confiante que esta operação local servirá como um modelo para outras cidades romenas introduzirem a mobilidade para seus cidadãos, ao perceberem benefícios como segurança, confiabilidade, conforto e, acima de tudo, transporte público limpo”, conclui.
BYD - gigante global da energia limpa
A BYD foi por quatro anos consecutivos (de 2015 a 2018) a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in. A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 220 mil funcionários distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes). A BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. Em 2019, a empresa alcançou a terceira posição entre as companhias que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais.
No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta, para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Em 2020, a BYD iniciou a operação de sua terceira planta fabril no País, em Manaus, para a produção de baterias. A BYD também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro. A BYD Brasil emprega 365 funcionários nas cidades de Campinas, São Paulo, Salvador, Manaus, Vitória, Curitiba e Rio de Janeiro.