Offline
Publicidade
Publicidade
Primeiro ônibus movido a elergia solar é entregue no Ceará
27/11/2020 09:26 em Mobilidade

Com investimento de mais de R$ 10 milhões da Companhia EDP o ônibus foi desenvolvido para transporte coletivo dos colaboradores
A BYD, empresa líder global em energia limpa, entregou o primeiro ônibus elétrico que será abastecido 100% por energia solar para a Companhia EDP de energia. Idealizado na UTE Pecém, no Ceará, o modelo conta com um conjunto de baterias que garante a autonomia de 300 km de transporte do veículo.
O veículo será utilizado para fazer o transporte de colaboradores entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde fica a usina térmica da EDP. Durante o percurso de 70 km, o veículo irá consumir a energia armazenada das baterias.
A recarga das baterias é feita no estacionamento da empresa utilizando um carport montado com placas solares. Para isso, foram instaladas 183 placas solares na usina, garantindo independência em relação à energia da geração da UTE e do sistema de distribuição.
As placas carregam as baterias do ônibus nos intervalos entre as viagens. A troca do combustível fóssil por uma fonte 100% limpa é mais um esforço da UTE Pecém para se tornar cada vez mais sustentável.
Com chassi da BYD e carroceria da Marcopolo, o veículo está sendo operado diariamente pela empresa Gertaxi, que realiza o transporte dos funcionários até a usina. Antes de iniciar os testes, as empresas envolvidas no projeto promoveram treinamentos a fim de capacitar motoristas quanto ao sistema do veículo e características específicas, como distribuição da carga de energia elétrica.
O diretor da divisão de ônibus da BYD, Marcello Schneider, destaca os benefícios do modelo do ônibus movido a energia solar. “Com essa autonomia é possível que operadores façam curtas e médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação, graças à disponibilidade e economia de carregamento em relação aos similares a combustão. É excelente oportunidade para o mercado de fretamento investir em mobilidade não poluente, não só melhora a qualidade do ar nas cidades, como impacta diretamente na saúde da população”, explica o executivo.
“A EDP tem como objetivo liderar a transição energética no País, e a mobilidade elétrica vem sendo uma área que tem recebido atenção especial da Companhia. O ônibus elétrico solar é uma inovação que mostra o potencial dessa solução sustentável para o transporte urbano e rodoviário de massa”, afirma Cayo Moraes, gestor executivo de operação na EDP Brasil.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!