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Redução de luz pode ter influência sobre acidentes de motos no periódo noturno
24/11/2020 09:06 em Motocicletas

Na contramão da forte redução dos acidentes e fatalidades de trânsito em todo o Estado durante o período de quarentena, quando comparado com o mesmo período do 2019, em pesquisa apontada pelo Infosiga SP, sistema de dados do Governo de São Paulo gerenciado pelo programa Respeito à Vida, as ocorrências envolvendo motocicletas seguiram em alta. A pesquisa ainda releva que do montante total de óbitos as ocorrências estão concentradas no período noturno (54,8%).
O mapa das indenizações pagas pelo seguro Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) também aponta que a maior incidência de acidentes indenizados ocorreu no período do anoitecer, entre 17h e 19h59, representando 23,10%, entre janeiro e dezembro. Neste mesmo estudo, as motocicletas lideram as indenizações pagas por tipo de veículo em 2019, com 77%, seguido dos automóveis, com 16%.
Os dados, tanto do Infosiga SP quanto do seguro DPVAT, indicam que a redução da iluminação pode ser um fator preponderante para a concentração dos acidentes liderados pelas motocicletas. A falta de luz pode ocasionar uma visão inadequada ao ato de conduzir e, como solução para minimizar o problema da baixa iluminação noturna, há disponível no mercado lâmpadas para os faróis que oferecem até 130% mais luz quando comparada com original halógena da motocicleta.
A linha Philips Moto LED fornece os benefícios da tecnologia para o segmento das duas rodas, disponível nos formatos HS1 e H4 35/35W para os veículos de baixa cilindrada com corrente alternada (quando acionada pela energia do alternador) e de corrente contínua (quando é alimentada pela bateria), ou seja, os dois tipos de alimentação da lâmpada do farol.
A Philips Moto LED proporciona 130% mais visibilidade nas pistas quando comparada com as halógenas convencionais e traz luz branca, com temperatura de cor de 6.000 K. a tecnologia permite ampliar a possibilidade de ver e ser visto, além de oferecer uma aparência mais moderna aos veículos de duas rodas.
Sua projeção de luz nos pontos estratégicos, tecnologia chamada de Philips SafeBeam, respeita a linha de corte em harmonia com o conjunto ótico do veículo para não ofuscar a visão de quem trafega no sentido contrário e permitir com que o motociclista enxergue melhor. A durabilidade do LED Philips, de até 5 anos, também é devido a vários fatores, como alta resistência à água e poeira (certificação IP65) e resistência à vibração de até 10G. Com baixíssimo consumo de energia, é assegurada com a inovação e os avanços dos processos de desenvolvimento da Lumileds.
Ao contrário de outras tecnologias como o xênon por exemplo, a substituição do LED está prevista em resolução do Contran e, por isso, é permitido em substituição às halógenas convencionais, bastando ao motorista fazer a adequação no documento do veículo. A substituição da halógena original de fábrica pelo Led da marca também não requer adaptações elétricas.

Halógena
Ainda para o segmento das duas rodas, a linha de lâmpadas halógenas da marca conta com a Philips X-tremeVision moto, desenvolvida para oferecer até 130% mais visibilidade nas ruas e estradas em comparação com as lâmpadas comuns.
Sem ofuscar a visão de quem trafega no sentido contrário, pois há grande intensidade de iluminação nos pontos onde a lei permite, ou seja, na linha de corte do farol, a lâmpada da marca foi desenvolvida com um gás especial para proporcionar uma condução extremamente confortável durante a noite, com aumento da luminosidade e consequentemente na visão periférica do motorista.
O tempo de vida útil da lâmpada, de 450 horas, é também significativamente maior que as concorrentes do segmento. O produto pode ser encontrado nas principais lojas de autopeças e são certificadas pelo Inmetro. A instalação do modelo da Philips não requer adaptações elétricas e, como consequência, não acarreta na perda da garantia da motocicleta. A Philips X-tremeVision moto está disponível nos formatos H4 e H7 de 12V.

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