A BYD concluiu junto com a Marcopolo o encarroçamento do primeiro ônibus articulado 100% elétrico do Brasil, com chassi D11B, de piso baixo, que segue agora para homologação. Os ônibus articulados 100% elétricos são uma alternativa sustentável para os corredores expressos do País. Além deste modelo, a BYD já desenvolveu o chassi BYD D11A, de piso alto, que também atende a esta demanda.
O chassi BYD D11B, possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e autonomia de até 250Km (Sort 1) com uma carga completa. A capacidade de passageiros varia de acordo com a função da carroceria, mas este primeiro modelo tem capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes. Os veículos terão sistema inovador de biossegurança, além de outras tecnologias.
Primeiro ônibus articulado 100% elétrico do País fica pronto
O ônibus foi apresentado esta semana para a equipe da BYD, em Caxias do Sul, na fábrica da Marcopolo. Após o processo de homologação, será iniciada a produção em série dos veículos. As primeiras 12 unidades já foram vendidas para a Prefeitura de São José dos Campos, para o projeto do primeiro corredor expresso com ônibus 100% elétricos do País.
O Diretor de Operações da BYD Brasil, Marcos Jardim, destacou as vantagens dos corredores expressos verdes. “Além de não poluentes, as viagens a bordo de um ônibus elétrico são silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários. Por outro lado, os motoristas também trabalham com muito mais conforto ao dirigir em um carro automático e com diversas tecnologias que auxiliam no guiar”.
Características
Os ônibus articulados têm quatro motores ligados aos eixos, com potência máxima de 201 CV cada e potência nominal de 148cv cada motor. Os ônibus têm tempo de recarga média de até 3 horas (de 0% a 100%). O chassi possui coluna de direção regulável, regulagem de altura, ajoelhamento bilateral, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.