A CPTM dá mais um passo para a ampliação da forma de pagamento via Pix no sistema ferroviário. A partir do dia 17 de junho, todas as estações da Linha 10-Turquesa passam a aceitar o pagamento da tarifa pela modalidade nos ATMs (terminais de autoatendimento) do TOP, operacionalizados pela Autopass.
Esta medida representa a expansão da fase piloto iniciada em 5 de junho. Na primeira etapa dos testes, foram contempladas dez estações do sistema: Palmeiras-Barra Funda, Ribeirão Pires, Mauá, São Caetano, Santo André, Brás, Francisco Morato, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Aeroporto-Guarulhos. O avanço para a segunda fase foi definido após a avaliação de desempenho positivo pela ABASP, responsável pela gestão do sistema.
A segunda etapa de testes, que servirá de base para o planejamento da futura implantação da ferramenta em toda a rede ferroviária, mantém o atendimento nos dez pontos iniciais, ampliando para todos os ATMs, e estende a funcionalidade para a totalidade da Linha 10-Turquesa. Com isso, as estações Juventus-Mooca, Ipiranga, Tamanduateí, Utinga, Prefeito Saladino, Capuava, Guapituba e Rio Grande da Serra passam a integrar o projeto, além da Estação da Luz. Desde o início dos testes até o fim da manhã desta terça-feira (16), foram efetuadas 8.535 transações por meio do Pix nos dez terminais originais.
Investimentos contínuos em transformação digital marcam a atuação da CPTM, diretriz também demonstrada na universalização do pagamento via NFC (aproximação) em todo o sistema ferroviário paulista, concluída em abril. O objetivo é consolidar uma rede inteligente preparada para receber milhões de passageiros diariamente com o máximo de fluidez.
O presidente da CPTM, Michael Cerqueira, destaca que o avanço tecnológico é um compromisso direto com a qualidade do serviço prestado à população. Segundo o executivo, a companhia trabalha para que a jornada de quem viaja seja cada vez mais ágil e integrada. “O sucesso dos primeiros testes, com mais de 8,5 mil transações em poucos dias, demonstra que o passageiro deseja e adota novas facilidades digitais. Expandir o Pix para todas as estações da Linha 10-Turquesa é um passo decisivo na maturação dessa tecnologia. Estamos refinando o sistema em uma escala maior para garantir que, quando a universalização acontecer, o serviço seja absolutamente estável, rápido e seguro para os milhões de paulistas que transportamos”, afirma Cerqueira.
PIX é do Brasil!
O sistema PIX foi desenvolvido e implementado pelo Banco Central do Brasil, depois de estudos técnicos que começaram em 2016 e o desenvolvimento estrutural iniciado em 2018. Além de seguro, é um meio de pagamento inclusivo, pois introduziu milhões de cidadãos no sistema bancário brasilero. Além do Brasil, diversos países já estudam implementar o sistema PIX. Atualmente, já o aceitam como meio de pagamento: Argentina (Buenos Aires), Uruguai (Punta del Este), Paraguai (Ciudad del Este), Estados Unidos (Miami, Orlando), Portugal (Lisboa) e França (Paris).