A Plataforma de Trilhos da Motiva transportou 754 milhões de clientes em 2025, alta de 2,1% em comparação com o ano anterior. Apenas no mês de dezembro, o movimento foi de 60,1 milhões de passageiros.
No acumulado entre janeiro e dezembro de 2025, a escolha pelo transporte sobre trilhos evitou a emissão de aproximadamente 360 mil toneladas de CO₂ equivalente, impacto ambiental similar ao que seria obtido com o plantio de cerca de 25 milhões de árvores. Quando analisado apenas o mês dezembro, foi evitada a emissão de aproximadamente 28 mil toneladas de CO₂, o que equivale à capacidade de absorção de cerca de 20 mil árvores.
As operações sobre trilhos são consideradas de baixa emissão, já que 100% da energia utilizada é proveniente de fontes renováveis. A metodologia aplicada compara o deslocamento realizado nos sistemas metroferroviários com viagens feitas em automóveis a gasolina, considerando dois passageiros por veículo e uma distância média de 12 quilômetros. Em dezembro, esse cálculo representa cerca de 30 milhões de deslocamentos por carro evitados, chegando a aproximadamente 377,6 milhões no acumulado de 2025.
A Plataforma de Trilhos da Motiva tem se empenhado, cada vez mais, na conscientização sobre a importância da escolha por meios de transporte sustentáveis. O Carbonômetro, painel interativo instalado na estação Paulista-Pernambucanas, é uma demonstração disso. O equipamento calcula, em tempo real, o volume de gás carbônico (CO₂) que deixou de ser lançado na atmosfera graças ao uso dos trens operados pelas concessionárias ViaMobilidade (Linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda) e ViaQuatro (Linha 4-Amarela), em substituição ao transporte individual por automóveis. Em 80 dias, desde o início da ação, o painel já contabilizou mais de 66 mil toneladas de CO² evitadas, quando considerada a possibilidade do mesmo trajeto ser realizado por meios de transporte poluentes.
Destaques do mês
São Paulo
As Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, foram responsáveis pelo maior volume de passageiros em dezembro, com 19,4 milhões de clientes, crescimento de 5,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2025, os ramais somaram 239,8 milhões de embarques, alta de 3%.
A Linha 5-Lilás, também operada pela ViaMobilidade, transportou 13,7 milhões de clientes em dezembro, crescimento de 3,2%, e encerrou o ano com 170,1 milhões de embarques, avanço de 1,5%.
Já a Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro, registrou 15,6 milhões de passageiros em dezembro, com crescimento de 1,9%. No acumulado do ano, o volume chegou a 202,3 milhões de clientes, alta de 1,8%.
VLT
O VLT Carioca segue como o modal com maior crescimento percentual da plataforma. Em dezembro, transportou 2 milhões de passageiros, aumento de 4,5%, e fechou 2025 com 25,2 milhões de embarques, crescimento de 11,2% em relação ao ano anterior.
Metrô Bahia
O Metrô Bahia registrou 9,4 milhões de embarques em dezembro. No acumulado de 2025, foram 117,5 milhões de passageiros, mantendo volume estável em relação ao ano anterior.
Como interagir no Carbonômetro
Ao apontar o celular para o QR Code do Carbonômetro, o cliente acessa uma página interativa em que informa a estação de origem e destino para calcular quanto de carbono deixou de emitir. A ferramenta apresenta, de forma clara e didática, o impacto ambiental positivo de cada viagem sobre trilhos, traduzindo os dados em equivalências simples, como o número de árvores necessárias para absorver o mesmo volume de CO₂.
Dentre os trajetos mais analisados pelos visitantes da página, além da Paulista-Pernambucanas, Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, AACD-Servidor e Varginha se destacam como as estações mais buscadas como origem e destino, demonstrando o interesse de clientes - de diferentes linhas da Motiva - em saber o impacto de se escolher um meio de transporte sustentável.