Offline
MENU
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/892860f7f0e91ad7b45ac5005a07c6d7.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/37c2aeb497872abcdbfc34805200ba28.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/f22f571a9ec7e5fc601178d57b948414.jpg
Com a proximidade da virada de ano, empresa de patinetes elétricas intensifica estratégias para atender alta da demanda
Planejamento operacional, reforço de frota e ações educativas fazem parte das iniciativas da empresa para períodos de grande fluxo
Por Administrador
Publicado em 24/12/2025 12:09
Mobilidade
Divulgação - Whoosh

À medida que as grandes capitais se preparam para as festas de Réveillon e para o consequente aumento no fluxo de pessoas, as soluções de micromobilidade se consolidam como grandes aliadas de quem busca deslocamentos mais ágeis, práticos e seguros durante eventos de grande porte. Dentro deste cenário, a Whoosh, multinacional líder em micromobilidade urbana e responsável pelas patinetes elétricas amarelas, trabalha para intensificar suas estratégias operacionais e garantir um serviço eficiente, seguro e alinhado às necessidades dos usuários no período de maior demanda do ano.

Historicamente, épocas festivas e grandes eventos culturais registram picos significativos de uso dos modais elétricos compartilhados. Durante o Rock in Rio de 2024, por exemplo, a Whoosh contabilizou um crescimento de 86% no número de usuários ativos diariamente no aplicativo. Movimento semelhante foi observado no show da Lady Gaga em Copacabana, em maio deste ano, quando a procura pelas patinetes aumentou mais de 60% no fim de semana da apresentação, em comparação aos finais de semana do mês anterior.

Atenta a esse comportamento, a Whoosh, que possui mais de 6 mil veículos divididos entre São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre, adota um planejamento operacional robusto em datas como Réveillon, Carnaval e outros grandes eventos urbanos. Entre as principais táticas estão o reforço da equipe de campo para redistribuição estratégica das patinetes em áreas de maior fluxo, ampliação das ações de manutenção preventiva e monitoramento contínuo da frota, garantindo que os equipamentos estejam em perfeitas condições de uso ao longo de todo o período.

Além disso, a empresa intensifica as iniciativas de segurança e educação dos usuários, com alertas no aplicativo, orientações sobre condução responsável e respeito às regras de trânsito. Uma das ações promovida pela companhia, em conjunto com as prefeituras de cada cidade, é a chamada Escola de Direção – uma ativação gratuita que busca orientar, na prática, o bom uso e as normas de segurança para utilização dos veículos. O sistema de monitoramento em tempo real também permite identificar comportamentos de risco e atuar de forma rápida para preservar a integridade dos usuários e de terceiros.

O compromisso com a segurança dos usuários continua sendo a principal prioridade da companhia, especialmente em períodos em que a utilização dos modais tende a dobrar. Para assegurar a proteção de quem utiliza os veículos e das pessoas ao redor, as patinetes contam com tecnologia embarcada que inclui um sistema automático de bloqueio e controle de velocidade. Além disso, a empresa disponibiliza uma equipe de atendimento ao usuário 24 horas por dia, sete dias por semana, preparada para esclarecer dúvidas e prestar suporte imediato em qualquer situação — fator que contribui para que a companhia seja, atualmente, a empresa de mobilidade mais bem avaliada do Brasil.

Segundo Cadu Souza, diretor de operações da Whoosh no Brasil, as festas de final de ano, somadas à chegada da alta temporada em cidades como Rio de Janeiro e Florianópolis, representam um desafio significativo para a mobilidade urbana, marcado por cidades mais cheias, vias congestionadas e deslocamentos concentrados em horários específicos. “Nosso papel é oferecer uma alternativa prática, sustentável e integrada ao dia a dia das cidades, garantindo previsibilidade, segurança e qualidade do serviço mesmo nos períodos de maior demanda. Estamos sempre focando os nossos esforços para garantir uma experiência positiva tanto para moradores, quanto para turistas”, afirma Cadu.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!