Offline
MENU
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/892860f7f0e91ad7b45ac5005a07c6d7.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/37c2aeb497872abcdbfc34805200ba28.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/f22f571a9ec7e5fc601178d57b948414.jpg
Renault Group e Ford formam parceria estratégica em veículos de passeio e comerciais, começando por dois veículos elétricos acessíveis na Europa
As duas empresas assinaram um acordo de parceria para desenvolver dois veículos de passeio elétricos Ford com base na plataforma Ampere do Renault Group; também será estudada a possibilidade de colaborar na área de veículos comerciais na Europa, para juntas desenvolver e produzir alguns veículos comerciais leves das marcas Renault e Ford
Por Administrador
Publicado em 17/12/2025 12:06
Mercado
Jim Farley, Presidente e CEO da Ford Motor Company (esq.) e François Provost, CEO do Renault Group - Divulgação

O Renault Group e a Ford anunciaram uma parceria estratégica histórica para ampliar a gama de veículos elétricos da Ford destinada aos clientes europeus, reforçando consideravelmente a competitividade das duas empresas em um cenário automotivo europeu em rápida transformação.

Um dos elementos-chave desta colaboração é um acordo de parceria para o desenvolvimento de dois veículos elétricos distintos da marca Ford. Baseados na plataforma Ampere, os novos modelos contarão com os sólidos diferenciais e a competitividade do Renault Group em veículos elétricos e serão produzidos pelo Renault Group no norte da França, demonstrando as competências e a expertise industrial de ponta do polo ElectriCity da Ampere.

Projetados pela Ford e desenvolvidos com o Renault Group, os dois veículos oferecerão atributos únicos em rodagem, o autêntico DNA da marca Ford e uma experiência do usuário intuitiva. Eles marcam a primeira etapa de uma nova e ambiciosa ofensiva de produtos da Ford na Europa. O primeiro dos dois veículos deve chegar às concessionárias no início de 2028.

“O Renault Group tem orgulho de anunciar uma nova cooperação estratégica com a Ford, uma montadora de automóveis icônica. Esta parceria demonstra a força do nosso know-how em matéria de parcerias e nossa competitividade na Europa. Em longo prazo, combinar nossas forças com a Ford nos tornará mais inovadores e reativos, em um mercado automotivo europeu em rápida transformação”, declarou .

Além da colaboração em veículos elétricos, o Renault Group e a Ford também assinaram uma carta de intenções (LOI) estabelecendo uma cooperação na área de veículos comerciais leves (LCV) na Europa, por meio da qual os parceiros vão explorar a possibilidade de juntas desenvolverem e produzirem alguns LCVs da Renault e da Ford.

Para , “esta parceria estratégica com o Renault Group constitui uma etapa importante para a Ford e dá sustentação à nossa estratégia de construir um negócio altamente eficiente e adaptado aos futuros desafios na Europa. Vamos associar a escala industrial e os diferenciais do Renault Group em veículos elétricos ao design icônico e os atributos de rodagem específicos da Ford, para criar veículos lúdicos, performantes e que encarnam o espírito Ford”.

Unindo forças

As duas empresas vão contar com as capacidades comprovadas e a competitividade da plataforma Ampere do Renault Group, seu ecossistema de manufatura de veículos elétricos e suas instalações industriais no norte da França (ElectriCity), para produzir dois novos veículos elétricos da marca Ford.

Ao unir suas expertises como grandes players europeus em inovação, design, softwares e prestação de serviços, o Renault Group e a Ford terão o objetivo de enfrentar os desafios atuais do setor e melhor servir os clientes, tanto no mercado de veículos de passeio como de veículos comerciais.

A parceria estratégica entre o Renault Group e a Ford vai combinar décadas de experiência em veículos comerciais leves, a escala industrial e a ampla rede de fornecedores dos dois grupos, criando uma força formidável para estimular a inovação e a eficiência no mercado europeu.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!