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Brasil deve receber R$ 372 bilhões em investimentos privados em infraestrutura até 2029, aponta Painel 2025
Debate promovido pelo Instituto Besc destacou que o avanço das concessões e da multimodalidade é essencial para reduzir custos e destravar gargalos logísticos
Por Administrador
Publicado em 27/11/2025 12:12
Mercado
Divulgação

O Painel 2025
Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística, promovido pelo Instituto Besc, revelou projeções otimistas para o setor: o Brasil deverá receber R$ 372 bilhões em investimentos privados em infraestrutura entre 2025 e 2029, impulsionados pela ampliação das concessões em rodovias, ferrovias e mobilidade urbana.
O dado foi apresentado durante o painel “Visão de Longo Prazo: as Concessões”, mediado por Marcelo Perrupato (Magna Participações), que destacou o papel do capital privado como motor do desenvolvimento. Segundo o debate, apenas o setor rodoviário deverá atrair R$ 288 bilhões, reforçando a importância da previsibilidade regulatória e da segurança jurídica para destravar investimentos.
Clóvis Magalhães, secretário adjunto de Logística e Transportes do Governo do Rio Grande do Sul, apresentou o plano estadual para conceder 1,3 mil quilômetros de rodovias, com aportes de R$ 10 bilhões, além de novos projetos ferroviários e aeroportuários regionais. Ele ressaltou a necessidade de incorporar o risco climático ao planejamento das concessões, tema que ganhou destaque após os recentes eventos extremos no Sul do país.
Entre as soluções inovadoras, o público conheceu o aeromóvel, tecnologia de transporte 100% brasileira e sustentável, apresentada por Humberto Neiva, da Aerom Mobilidade Sustentável. O sistema, que já opera em Porto Alegre e será implantado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, liga os terminais à estação de metrô em apenas seis minutos, com 90% menos consumo de energia em relação a outros modais elétricos.
Outro destaque do evento foi o debate sobre inteligência logística, que abordou os caminhos para integrar rodovias, ferrovias, portos e terminais aduaneiros. Everaldo Fiatkoski Júnior, do Porto Seco Centro-Oeste, defendeu a Ferrogrão como projeto estratégico para conectar o Centro-Oeste aos portos do Arco Norte. Já Gabriel Toscano Bandeira, da Infra S.A., apresentou o Plano Nacional de Logística 2050, que prevê maior participação de ferrovias e hidrovias e redução da dependência do modal rodoviário, hoje responsável por 63% do transporte de cargas no país.
O consenso entre os especialistas é claro: sem planejamento de longo prazo, integração multimodal e inovação tecnológica, o Brasil continuará refém de gargalos logísticos que encarecem a produção e reduzem a competitividade.

A íntegra da transmissão do evento está disponível no canal oficial do Instituto Besc: clique aqui

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