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EPR lança Conviver nas Escolas para reforçar a segurança viária em áreas escolares de Minas Gerais e do Paraná
Quarenta instituições de ensino no entorno das rodovias administradas por seis concessionárias serão avaliadas dentro das premissas do projeto
Por Administrador
Publicado em 05/11/2025 12:06
Sustentabilidade
Divulgação EPR

Em uma iniciativa inédita entre concessionárias no Brasil, a EPR, operadora de concessões de rodovias, lança o projeto Conviver nas Escolas, que beneficiará cerca de 40 instituições de ensino localizadas no entorno de rodovias administradas por suas seis concessionárias de Minas Gerais e do Paraná. Essas escolas serão contempladas com o diagnóstico das medidas de reforço à proteção dos estudantes no trajeto entre casa e escola.
O Conviver nas Escolas nasce no âmbito do Programa Conviver, lançado pela EPR em setembro de 2025 como uma iniciativa de educação, operação e diálogo com usuários e comunidades, baseada na visão da empresa de que rodovias seguras dependem da combinação entre infraestrutura de qualidade e comportamentos responsáveis. Para a EPR, quando esses dois fatores se somam, as rodovias cumprem plenamente seu papel de impulsionar o desenvolvimento econômico e social, estimulando o turismo, atraindo investimentos, gerando empregos e promovendo integração entre regiões e comunidades.
“O Conviver nasceu para inspirar escolhas seguras e salvar vidas. Com a chegada do Conviver nas Escolas, reforçamos o compromisso de trabalhar junto às novas gerações para que a segurança viária esteja integrada ao cotidiano desde cedo. São lições que os estudantes levam para a vida, ajudando a criar uma cultura de respeito e responsabilidade nas estradas", afirma Carlo Framarim, diretor de Operações da EPR.
As escolas selecionadas estão localizadas no entorno das rodovias operadas pelas concessionárias Litoral Pioneiro e Iguaçu (no Paraná), além de Via Mineira, Sul de Minas, Vias do Café e Triângulo (em Minas Gerais). No total, cerca de 20 mil estudantes serão beneficiados pelo Conviver nas Escolas.
O projeto conta com a parceria do iRAP (International Road Assessment Programme), organização sem fins lucrativos referência global em segurança viária, presente em mais de 135 países e com status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da ONU. Entre as Metas Globais das Nações Unidas para 2030, destaca-se o compromisso de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito em todo o mundo.
Uma dessas ferramentas do iRAP é o Star Rating for Schools (SR4S), que avalia a segurança das vias no entorno escolar e atribui uma classificação de uma a cinco estrelas. Essa metodologia, empregada em 80 países e que já atingiu um universo de meio milhão de crianças e jovens, possibilita identificar riscos, orientar investimentos e priorizar intervenções, de forma a proteger milhões de estudantes em diferentes países. No Brasil, o Conviver nas Escolas será pioneiro na aplicação do SR4S em escala, garantindo diagnósticos técnicos e intervenções alinhadas às melhores práticas internacionais.
“Com este projeto, a EPR e o iRAP estão unindo forças para transformar a segurança viária nas escolas do Brasil. Em todos os lugares onde o projeto foi implementado, houve mudanças significativas na vida dos alunos e das comunidades das quais fazem parte, especialmente em relação à segurança da infraestrutura viária e às velocidades seguras”, observa Julio Urzua, diretor global de Projetos do iRAP.
A urgência da iniciativa é evidente: todos os anos, segundo a Organização das Nações Unidas, 1,35 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito e entre 30 a 50 milhões ficam feridas. Entre crianças e jovens de 5 a 29 anos, os acidentes viários já representam a principal causa de morte no mundo. Na prática, isso significa que, todos os dias, 500 crianças perdem a vida em acidentes evitáveis, muitas vezes a poucos metros de suas escolas. Situações como essas reforçam a importância de tratar a segurança viária como um compromisso coletivo e permanente com a vida.

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