Offline
MENU
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/892860f7f0e91ad7b45ac5005a07c6d7.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/37c2aeb497872abcdbfc34805200ba28.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/f22f571a9ec7e5fc601178d57b948414.jpg
NVIDIA torna o mundo pronto para robotáxis com parceria com a Uber para dar suporte à expansão global
Stellantis, Lucid e Mercedes-Benz se juntam aos líderes do ecossistema de nível 4, alavancando a plataforma NVIDIA DRIVE AV e a arquitetura DRIVE AGX Hyperion 10 para acelerar a direção autônoma
Por Administrador
Publicado em 03/11/2025 12:12
Mobilidade
Divulgação

A NVIDIA anuncia uma parceria com a Uber para expandir a maior rede de mobilidade de nível 4 do mundo, usando as frotas de robotáxi e entregas autônomas de última geração da empresa, a nova plataforma de desenvolvimento de veículos autônomos (AV) NVIDIA DRIVE AGX Hyperion™ 10 e o software NVIDIA DRIVE™ AV desenvolvido especificamente para autonomia de nível 4.
Ao permitir um crescimento mais rápido em todo o ecossistema de nível 4, a NVIDIA pode ajudar a Uber a expandir sua frota global de veículos autônomos para 100.000 veículos, a partir de 2027. Esses veículos serão desenvolvidos em colaboração com a NVIDIA e outros parceiros do ecossistema Uber, usando o NVIDIA DRIVE. A NVIDIA e a Uber também estão trabalhando juntas para desenvolver uma fábrica de dados acelerada pela plataforma de desenvolvimento modelos de base mundial NVIDIA Cosmos™ para selecionar e processar os dados necessários para o desenvolvimento de veículos autônomos.
O NVIDIA DRIVE AGX Hyperion 10 é uma arquitetura de conjunto de sensores e computadores de produção de referência que torna qualquer veículo compatível com a L4. Ele permite que as montadoras construam carros, caminhões e vans equipados com hardware e sensores validados que podem hospedar qualquer software de direção autônoma compatível, fornecendo uma base unificada para uma mobilidade segura, escalável e definida por IA.
A Uber está reunindo motoristas humanos e veículos autônomos em uma única rede operacional — um serviço unificado de transporte por aplicativo que inclui motoristas humanos e robôs. Essa rede, impulsionada por veículos compatíveis com NVIDIA DRIVE AGX Hyperion e pelo ecossistema de IA que a envolve, permite que a Uber conecte perfeitamente a mobilidade humana de hoje com as frotas autônomas do futuro.
“Os robotáxis marcam o início de uma transformação global na mobilidade — tornando o transporte mais seguro, limpo e eficiente”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Juntamente com a Uber, estamos criando uma estrutura para que todo o setor implemente frotas autônomas em escala, impulsionadas pela infraestrutura de IA da NVIDIA. O que antes era ficção científica está rapidamente se tornando uma realidade cotidiana.”
“A NVIDIA é a espinha dorsal da era da IA e agora está aproveitando ao máximo essa inovação para liberar a autonomia de nível 4 em enorme escala, facilitando a implantação de veículos autônomos com tecnologia NVIDIA na Uber”, afirma Dara Khosrowshahi, CEO da Uber. “A mobilidade autônoma transformará nossas cidades para melhor, e estamos entusiasmados com a parceria com a NVIDIA para ajudar a tornar essa visão uma realidade.”
“Essa parceria é um marco da evolução da direção autônoma. Quando olharmos para o passado, pensando sobre como era a vida antes de ruas povoadas por veículos autônomos baseadas em IA, nos lembraremos desse momento de virada, e da parceria que essas grandes organizações fizeram com a NVIDIA para tornar isso possível”, destaca Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

O ecossistema NVIDIA DRIVE nível 4 cresce
As principais montadoras globais, empresas de robotáxi e fornecedores de nível 1 já estão trabalhando com a NVIDIA e a Uber para lançar frotas de nível 4 com IA da NVIDIA ao volante.
A Stellantis está desenvolvendo plataformas AV-Ready, otimizadas especificamente para suportar recursos de nível 4 e atender aos requisitos de robotáxi. Essas plataformas integrarão a tecnologia de IA full-stack da NVIDIA, expandindo ainda mais a conectividade com o ecossistema global de mobilidade da Uber. A Stellantis também está colaborando com a Foxconn na integração de hardware e sistemas.
A Lucid está aprimorando recursos autônomos de nível 4 para seus veículos de passageiros de última geração, usando também o software NVIDIA AV full-stack na plataforma DRIVE Hyperion para seus próximos modelos nos EUA.
A Mercedes-Benz está testando futuras colaborações com parceiros líderes do setor, impulsionados por seu sistema operacional proprietário MB.OS e DRIVE AGX Hyperion. Com base em seu legado de inovação, o novo Classe S oferece uma experiência excepcional de nível 4 com motorista, combinando luxo, segurança e autonomia de ponta.
A NVIDIA e a Uber continuarão a dar suporte e acelerar parceiros compartilhados em todo o ecossistema mundial de nível 4, desenvolvendo suas pilhas de software na plataforma NVIDIA DRIVE nível 4, incluindo Avride, May Mobility, Momenta, Nuro, Pony.ai, Wayve e WeRide.
No setor de caminhões, a Aurora, a Volvo Autonomous Solutions e a Waabi estão desenvolvendo caminhões autônomos de nível 4 equipados com a plataforma NVIDIA DRIVE. Seus sistemas de próxima geração, baseados no NVIDIA DRIVE AGX Thor, acelerarão a futura frota de nível 4 da Volvo, ampliando o alcance da infraestrutura de IA da NVIDIA de ponta a ponta, desde a mobilidade de passageiros até o transporte de cargas de longa distância.

NVIDIA DRIVE AGX Hyperion 10: a plataforma comum para veículos prontos para L4
A plataforma de produção NVIDIA DRIVE AGX Hyperion 10 apresenta o sistema em um chip NVIDIA DRIVE AGX Thor; o sistema operacional NVIDIA DriveOS™ com certificação de segurança; um conjunto de sensores multimodais totalmente qualificado, incluindo 14 câmeras de alta definição; nove radares, um lidar e 12 ultrassônicos; e um design de placa qualificado.
O DRIVE AGX Hyperion 10 é modular e personalizável, permitindo que fabricantes e desenvolvedores de AV o adaptem às suas necessidades específicas. Ao oferecer uma arquitetura de conjunto de sensores pré-qualificada, a plataforma também acelera o desenvolvimento, reduz custos e oferece aos clientes um início rápido com acesso à rigorosa experiência em desenvolvimento e aos investimentos da NVIDIA em engenharia e segurança automotiva.
No centro do DRIVE AGX Hyperion 10 estão duas plataformas veiculares DRIVE AGX Thor, repletas de desempenho, baseadas na arquitetura NVIDIA Blackwell. Cada uma delas, com mais de 2.000 teraflops FP4 (1.000 TOPS de INT8) de computação em tempo real, o DRIVE AGX Thor combina diversas entradas de sensores de 360 graus e é otimizado para modelos de transformador, visão, linguagem e ação (VLA) e cargas de trabalho de IA generativa — permitindo uma direção autônoma segura de nível 4, respaldada por certificações de segurança e padrões de cibersegurança líderes do setor.
Além disso, a escalabilidade e a compatibilidade do DRIVE AGX com o software AV existente permitem que as empresas integrem e implantem facilmente futuras atualizações da plataforma em frotas de robotáxi e mobilidade autônoma por meio de atualizações remotas.

IA generativa e modelos fundamentais transformam a autonomia
A abordagem de condução autônoma da NVIDIA utiliza modelos de IA de base, modelos de linguagem de grande porte e IA generativa, treinados em trilhões de quilômetros de condução reais e artificiais. Esses modelos avançados permitem que sistemas autônomos resolvam situações de direção urbana altamente complexas com raciocínio e adaptabilidade semelhantes aos humanos.
Novos modelos de  VLA de raciocínio combinam compreensão visual, raciocínio em linguagem natural e geração de ações para permitir a compreensão em nível humano em veículos autônomos. Ao executar modelos de raciocínio VLA no veículo, o veículo autônomo consegue interpretar condições reais, diferenciadas e imprevisíveis — como mudanças repentinas no fluxo de tráfego, cruzamentos desestruturados e comportamento humano imprevisível — em tempo real. A Foretellix, líder em cadeias de ferramentas de veículos autônomos, está colaborando com a NVIDIA para integrar sua cadeia de ferramentas de IA física Foretify ao NVIDIA DRIVE para testar e validar esses modelos.
Para permitir que a indústria desenvolva e avalie esses grandes modelos de direção autônoma, a NVIDIA também está lançando o maior conjunto de dados de AV multimodal do mundo. Composto por 1.700 horas de dados reais de câmeras, radares e lidares em 25 países, o conjunto de dados foi projetado para impulsionar o desenvolvimento, o pós-treinamento e a validação de modelos básicos para direção autônoma.

NVIDIA Halos define novos padrões em segurança e certificação de veículos
O sistema NVIDIA Halos oferece proteções de segurança de última geração da nuvem ao carro, estabelecendo uma estrutura holística para permitir mobilidade autônoma segura e escalável.
O NVIDIA Halos AI Systems Inspection Lab, dedicado à segurança de IA e cibersegurança em setores automotivo e robótico, realiza avaliações independentes e supervisiona o novo Halos Certified Program , ajudando a garantir que produtos e sistemas atendam a critérios rigorosos para implantações confiáveis de IA física.
Empresas como AUMOVIO, Bosch, Nuro e Wayve estão entre os membros inaugurais do Laboratório de Inspeção de Sistemas de IA NVIDIA Halos — o primeiro do setor a ser credenciado pelo Conselho de Credenciamento ANSI. O laboratório visa acelerar a implantação segura e em larga escala de sistemas de direção autônoma de Nível 4 e outros sistemas alimentados por IA.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!