A Stellantis anunciou uma nova parceria com a NVIDIA, Uber Technologies, Inc. e Foxconn para explorar o desenvolvimento conjunto e a futura implantação de veículos autônomos de Nível 4 (sem motorista) para serviços de robotaxi em todo o mundo.
Esta iniciativa marca um progresso significativo na estratégia global de robotáxi da Stellantis, após seu acordo recentemente anunciado com a Pony.ai para testar veículos autônomos na Europa. Juntos, esses esforços posicionam a Stellantis para desempenhar um papel significativo na transição para um transporte autônomo seguro, eficiente e sustentável.
Impulsionando a próxima era da mobilidade
Juntas, as empresas pretendem combinar suas forças, a expertise global da Stellantis em engenharia e manufatura automotiva; o software de direção autônoma e a computação de IA da NVIDIA; os recursos eletrônicos e de integração de sistemas da Foxconn e a liderança da Uber em operações de em operações de transporte por aplicativo — para desenvolver uma nova geração de veículos autônomos de Nível 4.
A colaboração será baseada nas plataformas AV-Ready da Stellantis - especificamente o K0 Light Commercial Vehicle e o STLA Small - equipadas com a arquitetura de veículos autônomos NVIDIA DRIVE AGX Hyperion 10, que inclui o sistema operacional NVIDIA DriveOS com certificação de segurança e o pacote completo de software NVIDIA DRIVE AV (NDAS) full-stack desenvolvido especificamente para autonomia de nível 4. As plataformas Stellantis AV-Ready são projetadas para oferecer máxima flexibilidade para se adaptar a diversos casos de uso de mobilidade comercial e de passageiros.
A Uber planeja implantar veículos autônomos da Stellantis em cidades selecionadas em todo o mundo, começando com 5.000 unidades, com operações iniciais nos Estados Unidos. Espera-se que os programas-piloto e testes aumentem nos próximos anos, com o Início da Produção (SOP) previsto para 2028.
Funções e responsabilidades
- A Stellantis será responsável por projetar, desenvolver e fabricar veículos autônomos com base em suas plataformas LCVs e STLA Small AV-Ready Platforms, integrando o software NVIDIA DRIVE AV para habilitar funcionalidades autônomas de Nível 4 (sem motorista).
-A NVIDIA fornecerá seu software NVIDIA DRIVE AV, que incluí recursos L4 Parking e L4 Driving com base na arquitetura NVIDIA DRIVE AGX Hyperion 10.
- A Foxconn colaborará com a Stellantis na integração de hardware e sistemas, contribuindo com sua expertise em eletrônica e manufatura avançada.
- A Uber será responsável pela operação dos serviços de robotáxi, expandindo sua frota com veículos produzidos pela Stellantis e equipados com o software NVIDIA DRIVE AV.
As plataformas AV-Ready da Stellantis são projetadas para suportar recursos de Nível 4 por meio de atualizações de tecnologia que integram de forma eficiente todos os principais componentes, incluindo sistemas de redundância, conjuntos avançados de sensores e computação de alto desempenho, em uma arquitetura flexível e escalável. O resultado é uma das plataformas mais competitivas da indústria, otimizada em segurança, confiabilidade e custo total de propriedade atendendo às necessidades dos operadores de serviços de mobilidade.
O que disserem os executivos
Antonio Filosa, CEO da Stellantis: "A mobilidade autônoma abre as portas para novas opções de transporte mais acessíveis para os clientes. Desenvolvemos as plataformas prontas para AV para atender à crescente demanda e, nos associamos em parceria com líderes em IA, eletrônicas e serviços de mobilidade, nosso objetivo é criar uma solução escalável que proporcione uma mobilidade mais inteligente, segura e eficiente para todos."
Dara Khosrowshahi, CEO da Uber: "A NVIDIA é a espinha dorsal da era da IA e agora está aproveitando totalmente essa inovação para viabilizar a autonomia nível 4 em larga escala, com a Stellantis entre as primeiras a integrar a tecnologia da NVIDIA para implantação na Uber. Estamos entusiasmados em trabalhar com a Stellantis para levar milhares de seus veículos autônomos aos passageiros em todo o mundo."
Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA: "A autonomia de nível 4 não é apenas um marco para a indústria automotiva– é um salto na capacidade de IA. O veículo se torna um robô – que enxerga, percebe, planeja e dirige com precisão sobre-humana. Ao combinar a escala global da Stellantis com o NVIDIA DRIVE e a integração de sistemas da Foxconn, estamos criando uma nova classe de frotas de robotáxi construídas especificamente - tornando o transporte mais seguro, acessível e econômico para todos."
Young Liu, presidente da Foxconn: "A mobilidade autônoma é uma prioridade estratégica dentro do programa de veículos elétricos da Foxconn. As parcerias estratégicas e as competências combinadas da NVIDIA, Stellantis e Uber aceleram a implantação da tecnologia de robotáxis de Nível 4, com a Foxconn fornecendo HPC e integração de sensores para viabilizar um lançamento global."
Sobre a colaboração
O Memorando de Entendimento (MoU) não vinculativo estabelece a estrutura para futuros acordos que abrangem desenvolvimento de tecnologia, licenciamento, produção e aquisição de veículos. Cada empresa mantém a flexibilidade de buscar colaborações adicionais no espaço de direção autônoma.
Essa nova iniciativa complementa a recente parceria da Stellantis com a Pony.ai, anunciada no início deste mês, para codesenvolver e testar veículos autônomos de nível 4 na Europa – um primeiro passo para a implantação de serviços de robotáxi nas estradas europeias.