Offline
MENU
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/892860f7f0e91ad7b45ac5005a07c6d7.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/37c2aeb497872abcdbfc34805200ba28.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/f22f571a9ec7e5fc601178d57b948414.jpg
iFood integra coalizão da ONU para acelerar entregas sem emissões de carbono
Iniciativa Deliver-E reúne as maiores empresas de delivery do mundo para impulsionar a eletrificação do setor
Por Administrador
Publicado em 20/10/2025 12:09
Sustentabilidade
Reprodução

O iFood passou a integrar a Coalizão Deliver-E, iniciativa global apoiada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP), que busca acelerar a transição para entregas com zero emissões de carbono em todo o mundo.
A ação reúne algumas das principais plataformas de delivery do planeta, além do iFood, participam: Delivery Hero, DoorDash, Swiggy, Uber, Wolt e Zomato, presentes em 96 países e responsáveis por cerca de 6 bilhões de entregas anuais. Juntas, essas empresas assumem o compromisso de apoiar a transição energética, substituindo veículos movidos a combustão por modelos elétricos e sustentáveis, reduzindo emissões, melhorando a qualidade do ar e estimulando a inovação em mobilidade urbana.
A entrada do iFood na coalizão reforça o protagonismo da empresa em iniciativas de eletrificação e descarbonização do delivery no país. A plataforma já opera o maior programa de entregas limpas da América Latina, com mais de 3,5 mil e-bikes em circulação em 11 grandes cidades, em parceria com Tembici e B.Liv. O programa oferece aluguel acessível aos entregadores, promovendo ganhos de produtividade, redução de custos e mais segurança no trânsito.
Somente com o aumento da frota elétrica e a otimização das rotas, o iFood já reduziu a intensidade de suas emissões em 15% além do previsto em seu plano climático, alcançando essa meta três anos antes do prazo. A empresa também iniciou sua jornada no SBTi (Science Based Targets Initiative).
“A agenda de descarbonização do iFood é também uma agenda de inclusão e dignidade. Quando apoiamos o uso de veículos elétricos, promovemos ganhos econômicos reais para os entregadores, contribuímos com um trânsito mais seguro e tornamos as cidades mais limpas e sustentáveis. Fazer parte desta coalizão global, às vésperas da COP30, reforça nosso compromisso de liderar a transição energética no Brasil e mostra que é possível conciliar propósito, tecnologia e impacto positivo em escala”, afirma Luana Ozemela, CSO e vice-presidente de Impacto e Sustentabilidade do iFood.

Um compromisso global com entregas sustentáveis
A Carta de Fundação da Coalizão Deliver-E estabelece o compromisso conjunto de acelerar a adoção de entregas livres de emissões, incentivando o uso de bicicletas, veículos elétricos e outras soluções sustentáveis de transporte. A iniciativa também busca gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais para toda a sociedade, especialmente em países emergentes, onde o delivery é fonte de renda para milhões de pessoas.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), substituir motocicletas a combustão por bicicletas ou motos elétricas pode reduzir em até 90% as emissões de carbono e diminuir em 25% o custo da última milha, contribuindo para cidades mais limpas e eficientes. Diante da projeção da ONU de que as emissões das entregas urbanas podem crescer mais de 30% até 2030 sem mudanças estruturais, a transição para frotas elétricas se torna essencial para reduzir congestionamentos e melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades.
Os membros da Deliver-E compartilharão boas práticas, acompanharão o avanço da eletrificação e desenvolverão soluções conjuntas para os desafios da logística urbana. O anúncio global marca o início das discussões que antecedem a COP30, reforçando o protagonismo do setor privado na construção de um futuro mais verde, inclusivo e conectado. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Mais notícias