A Nissan Motor Co., Ltd., em conjunto com a BOLDLY Inc., Premier Aid Inc. e Keikyu Corporation, anuncia detalhes do programa-piloto de serviço de mobilidade autônoma a ser conduzido em Yokohama, cidade na qual está localizada a sede mundial da marca. A previsão é operar entre 27 de novembro de 2025 e 30 de janeiro de 2026 em áreas urbanas da cidade, incluindo Minato Mirai, Sakuragi-cho e Kannai. Em colaboração com a cidade de Yokohama, as quatro empresas irão operar uma frota de cinco veículos autônomos¹ baseados na minivan Nissan Serena.
Um centro de controle de monitoramento remoto dedicado chamado “PLOT48” será instalado no distrito próximo de Minato Mirai. O programa-piloto visa a identificar desafios operacionais e desenvolver um ecossistema que apoie o lançamento de serviços comerciais começando no ano-fiscal de 2027.
Em conjunto com o lançamento do programa-piloto, o recrutamento de até 300 membros do público, que podem atuar como “monitores gerais” durante o teste, também já começou. Aqueles que se inscreverem como monitores receberão transporte gratuito dentro de 26 locais ao longo da rota em troca do fornecimento de informações sobre o serviço que serão usadas para aprimorar as operações.
Funções de cada empresa
- Nissan Motor Co., Ltd.: liderará o planejamento e execução do programa-piloto; assim como fornecerá e operará os veículos autônomos.
- BOLDLY Inc.: fornecerá o sistema de monitoramento remoto para apoiar os serviços de condução autônoma.
- Premier Aid Inc.: operará o sistema de monitoramento a bordo e fornecerá suporte ao passageiro no caso de um incidente ou emergência.
- Keikyu Corporation: apoiará o desenvolvimento de estruturas operacionais e de gestão da perspectiva de um operador de transporte.
Detalhes do programa piloto
Área de atuação: Distritos de Yokohama, Minato Mirai, Sakuragi-cho, Kannai e Chinatown Duração: Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 – Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
As cinco vans irão circular de terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 16h e terão capacidade de três passageiros por veículo. Ao todo serão 26 locais de embarque/desembarque na área coberta pelo serviço.
Baseadas nos resultados deste, as quatro empresas participantes pretendem lançar os serviços comerciais a partir do ano-fiscal de 2027, que se inicia em março de 2027. Estes serviços utilizarão veículos autônomos² sem motorista equipados com sistemas de monitoramento remoto, contribuindo para soluções para desafios de transporte local e promovendo um novo serviço de mobilidade que permite movimento fácil e acessível para todos.
1. Equivalente a SAE Nível 2 de condução autônoma com um motorista de segurança a bordo
2. Equivalente a SAE Nível 4 totalmente autônomo, operação sem motorista