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Protótipo de veículo com sistema inteligente de bateria integrada inicia testes em condições reais
desenvolvimento inovador marca um avanço significativo para aplicações de energia móvel e fixa
Por Administrador
Publicado em 22/09/2025 12:03
Mercado
Unidade do novo Peugeot E-3008, construído sobre a plataforma STLA Medium - Divulgação Stellantis

A Stellantis, em parceria com a Saft (uma subsidiária da TotalEnergies), apresentou um protótipo inovador de um veículo com tecnologia IBIS - um projeto de pesquisa colaborativa com sede na França, cujo objetivo é desenvolver um sistema de armazenamento de energia e conversão elétrica mais eficiente, sustentável e econômico. Com os testes em estradas já em andamento, este marco representa um grande salto no avanço da eletrificação para aplicações energéticas móveis e fixas de energia. 

Uma nova era no design de sistema de powertrain elétrico
O primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) totalmente funcional equipado com o sistema IBIS é uma unidade do novo Peugeot E-3008, construído sobre a plataforma STLA Medium. Esse protótipo é resultado de anos de trabalho em design, modelagem e simulação realizados pela Stellantis e a Saft, com apoio da E2-CAD, Sherpa Engineering e das principais instituições francesas de pesquisa de ponta, como o CNRS, a Université Paris-Saclay e o Institut Lafayette.
Desde meados de 2022, um demonstrador inicial do IBIS para aplicações fixas de energia já está em operação, validando conceitos técnicos essenciais e gerando diversas patentes. A evolução para um protótipo móvel representa um avanço decisivo no desenvolvimento do sistema.

Como funciona: integração que simplifica tudo
O IBIS revoluciona o conceito do sistema de powertrain elétrico ao integrar diretamente as funções de inversor e carregador à própria bateria — independentemente da química ou da aplicação. Essa arquitetura é compatível com corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), permitindo o carregamento direto no motor ou na rede elétrica, ao mesmo tempo em que alimenta o sistema de 12V do veículo e seus componentes auxiliares.

Principais Benefícios 
- Eficiência e desempenho: até 10% de ganho em eficiência energética (ciclo WLTC) e 15% de aumento de potência (172 kW contra 150 kW), mantendo o tamanho de bateria.
- Redução de peso e espaço: diminui o peso do veículo em cerca de 40 kg e libera até 17 litros de volume, favorecendo a aerodinâmica e oferecendo mais flexibilidade no design.
- Carregamento mais rápido: os primeiros testes indicam uma redução de 15% no tempo de recarga (por exemplo, de 7 para 6 horas em um carregador AC de 7 kW), além de economia de 10% no consumo de energia.
- Manutenção simplificada: facilita o serviço técnico e amplia o potencial de reutilização de baterias em segunda vida, tanto em veículos quanto em aplicações estacionárias.

O IBIS também simplifica a manutenção e facilita o reaproveitamento de baterias usadas em aplicações fixas de energia, reduzindo a necessidade de recondicionamento complexo.

O que vem a seguir
A Fase 2 do projeto teve início em junho de 2025, com apoio contínuo do governo francês por meio do programa France 2030. O foco agora está nos testes em condições reais de condução, que podem abrir caminho para a integração da tecnologia IBIS nos veículos produzidos pela Stellantis até o fim da década.
Para além do setor automotivo, a arquitetura do IBIS também mostra potencial em uma ampla gama de aplicações, incluindo ferrovias, aeroespacial, marítimo e data centers — reforçando o compromisso da Stellantis e da Saft com uma eletrificação sustentável e escalável.

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