Nos três primeiros meses de 2025, as rodovias federais registraram um crescimento nas autuações de trânsito. Dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal registraram cerca de 2.578.333 infrações no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 39% em relação ao mesmo período de 2024.
As infrações por excesso de velocidade lideram o ranking, conduzir acima do limite permitido em até 20% somou 1,4 milhão de registros, contra 908 mil no ano anterior, alta de 63%. Já as multas por ultrapassar o limite em mais de 20% e até 50% saltaram de 156,4 mil para 241,4 mil no comparativo anual.
As multas Renainf são aplicadas por órgãos de trânsito que não pertencem ao estado onde o veículo está registrado, situação comum quando o condutor circula fora de seu estado de origem. Muitas vezes, o motorista só descobre a existência desse tipo de multa ao tentar emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e se depara com um bloqueio.
De acordo com o Gringo, Super App melhor amigo do motorista, que facilita a vida com informações e serviços veiculares, revelou que cerca de 20% dos condutores no país só descobrem que têm bloqueios administrativos ao tentar realizar algum pagamento.
O processo para localizar e quitar uma multa Renainf pode ser burocrático e demorado, mas a empresa simplifica essa jornada. Ao iniciar a solicitação do licenciamento no aplicativo, é realizada uma verificação completa da documentação do veículo, com cruzamento de dados em diferentes sistemas. Quando identificadas multas ou outros bloqueios, a plataforma informa imediatamente o motorista e oferece meios para a resolução, garantindo ao final a entrega do CRLV atualizado.
“O motorista não deveria precisar percorrer um labirinto burocrático para entender e resolver pendências veiculares. O papel do Gringo é simplificar esse processo, unindo em um único lugar a consulta, o pagamento e a liberação do documento, com a segurança de que ele receberá seu CRLV atualizado no final”, afirma Rafael Rodrigues, Group Product Manager do Gringo.