A BorgWarner, líder global no fornecimento de soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis, comemora 50 anos no país e uma década de fornecimento de turbocompressores para os motores de pequena cilindrada da Volkswagen no Brasil.
A parceria começou com a BorgWarner fornecendo o turbocompressor usado no primeiro motor 1.0 Turbo Flex produzido no Brasil para equipar o Up! TSI Turbo da montadora. "Fomos pioneiros no fornecimento de turbos flex para motores de três cilindros fabricados no país", disse Luis Pinto, Gerente de Vendas da BorgWarner Turbos e Tecnologias Térmicas no Brasil. "O Turbo B01 foi projetado para melhorar o desempenho do veículo, aumentar a eficiência e reduzir o consumo de combustível e as emissões."
O turbocompressor B01 da BorgWarner apresenta um design robusto adequado às necessidades específicas da região para atender motores a gasolina e etanol. O uso de materiais avançados proporciona maior resistência à corrosão e a capacidade de suportar altas temperaturas de exaustão de até 1.050 graus Celsius. O componente oferece alta eficiência nos estágios do compressor e da turbina por meio de um projeto otimizado de rotor e voluta, proporcionando torque máximo em baixas velocidades e baixo consumo de combustível, ajudando o veículo a atender às leis de emissões vigentes. Além disso, o design compacto do B01 permite sua instalação em arquiteturas de motor com espaço reduzido.
“Com a ajuda do turbocompressor BorgWarner, os motores 1.0L TSI da Volkswagen vêm proporcionando maior eficiência energética ao mercado brasileiro desde 2015”, disse Pinto.