Offline
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/892860f7f0e91ad7b45ac5005a07c6d7.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/37c2aeb497872abcdbfc34805200ba28.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/f22f571a9ec7e5fc601178d57b948414.jpg
Grupo Hyundai Motor apresenta planos de ação para ecossistema que transforma resíduos em hidrogênio na Indonésia
No Brasil, o NEXO participa das pesquisas e desenvolvimento de estrutura para produção de hidrogênio a partir do etanol, na USP
Por Administrador
Publicado em 23/05/2025 12:10
Ambiente
Grupo irá colaborar com a estatal Pertamina e a Província de Java Ocidental para construir ecossistema de resíduos que serão transformados em hidrogênio, promovendo soluções sustentáveis a partir do recurso - Divulgação Hyundai

O Grupo Hyundai Motor detalhou seus planos de ação para estabelecer um ecossistema de transformação de resíduos em hidrogênio (W2H) na província de Java Ocidental, na Indonésia, durante a Cúpula Global do Ecossistema de Hidrogênio realizada em Jacarta.
No evento, o Grupo revelou planos abrangentes para a iniciativa em parceria com o Ministério de Energia e Recursos Minerais da Indonésia, o Ministério do Planejamento do Desenvolvimento Nacional e a PT Pertamina, empresa estatal de energia da Indonésia.
Organizado pela Indonesia Fuel Cell & Hydrogen Energy Association (IFHE), o evento contou com a presença das partes interessadas, incluindo o ministro de Energia e Recursos Minerais (ESDM), representantes do Ministério do Planejamento do Desenvolvimento Nacional (BAPPENAS) e executivos da Pertamina e Grupo Hyundai Motor. Durante o encontro, o Ministério de Energia e Recursos Minerais apresentou o roteiro nacional de hidrogênio da Indonésia, enquanto o Ministério do Planejamento do Desenvolvimento Nacional delineou as políticas de hidrogênio para Nusantara, a nova capital do país.
Como parte da iniciativa, a Hyundai estabelecerá uma estação de reabastecimento de hidrogênio no local usando a infraestrutura de gás natural veicular já existente da Pertamina, visando o lançamento operacional até 2027. A estação será abastecida com hidrogênio de baixo carbono produzido a partir de biogás obtido no aterro sanitário de Sarimukti, perto de Bandung, capital da província de Java Ocidental.
Após a conclusão de um estudo de viabilidade técnica sobre o desenvolvimento do aterro sanitário de Sarimukti, a Hyundai planeja iniciar a construção ainda este ano. Para trazer as políticas e tecnologias avançadas de hidrogênio da Coreia para o projeto, o Grupo conta com um consórcio de organizações e empresas coreanas líderes.
O plano proposto ressalta avanços significativos no compromisso da Hyundai com soluções sustentáveis de hidrogênio, como já foi destacado por sua alta administração em eventos na Indonésia e no exterior. Também se alinha com os objetivos dos ministérios do governo central da Indonésia e se reflete no Roteiro Nacional de Hidrogênio e Amônia do país.

Iniciativa na Indonésia marca primeira ação W2H da Hyundai no exterior
O aterro sanitário de Sarimukti, na Indonésia, lida com cerca de 80% das 1.500 toneladas de resíduos gerados diariamente na cidade de Bandung, capital da província de Java Ocidental. Nos últimos anos, as comunidades vizinhas enfrentaram repetidos desastres naturais – incluindo incêndios em grande escala, inundações e deslizamentos de terra – impulsionados pelos efeitos contínuos do aquecimento global e condições climáticas cada vez mais extremas.
Reafirmando seu compromisso de responsabilidade social corporativa, a Hyundai firmou parceria com a ONG Good Neighbors para melhorar o acesso local à água potável e aos cuidados de saúde. Em colaboração com a Sejin G&E, o Grupo planeja proteger o aterro sanitário de Sarimukti, evitando desastres e garantindo a segurança, ao mesmo tempo em que extrai biogás para a produção de hidrogênio de baixo carbono por meio de reformador de metano a vapor da Hyundai Rotem.
A robusta parceria entre a Hyundai e a Pertamina abriu caminho para o desenvolvimento de um ecossistema abrangente de hidrogênio que contempla o fornecimento de terras para estações de reabastecimento, produção, transporte de hidrogênio e utilização do recurso em veículos.
Com forte apoio dos principais órgãos governamentais indonésios, a colaboração não aborda apenas os desafios urgentes de gerenciamento de resíduos, mas também estabelece as bases para a produção de hidrogênio de baixo carbono.

Aprimorando o ecossistema W2H
Com base em seu bem-sucedido modelo waste-to-hydrogen (W2H) na Coréia, a Hyundai lança na Indonésia sua primeira iniciativa no exterior. Após a conclusão de sua fábrica de veículos em março de 2022, o Grupo posicionou estrategicamente a Indonésia como uma porta de entrada importante para o mercado mais amplo da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático).
O Grupo já realizou parcerias com governos nas cidades de Chungju, Cheongju e Paju, na Coreia, para avançar em seus negócios de recursos circulantes de hidrogênio. Com base no sucesso da usina de transformação de resíduos em hidrogênio existente em Chungju, o Grupo está expandindo a iniciativa com novas instalações que serão inauguradas no final deste ano e no próximo, utilizando resíduos orgânicos e lodo de esgoto.
Em janeiro de 2024, na CES em Las Vegas, a Hyundai apresentou seu roteiro W2H para a Indonésia, que se concentra na produção de hidrogênio a partir de resíduos orgânicos. A iniciativa está sendo realizada sob a marca de negócios de hidrogênio dedicada do Grupo, a HTWO, que aproveita sua experiência abrangente em toda a cadeia de valor do hidrogênio, desde a produção e armazenamento até o transporte e utilização.

Projeto no Brasil gera hidrogênio a partir do etanol
Na América Latina, a Hyundai Motor mantém uma divisão de negócios dedicada na promoção de novas oportunidades com soluções de mobilidade a hidrogênio desde 2023. Em fevereiro deste ano, uma unidade do SUV Hyundai NEXO começou a operar em testes no Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa da Universidade de São Paulo – USP, onde está localizado o primeiro posto de abastecimento de hidrogênio renovável do mundo a partir de etanol. Com o NEXO, o projeto poderá avaliar a pureza do hidrogênio produzido a partir do etanol quando aplicado em veículos de passeio de longa autonomia e operação em rotas variadas, expandindo o escopo dos testes para além do transporte público. Após participar de eventos em diversas cidades brasileiras, o Hyundai NEXO foi integrado ao projeto da USP de produção de hidrogênio através do etanol por um ano.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!