Offline
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/892860f7f0e91ad7b45ac5005a07c6d7.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/37c2aeb497872abcdbfc34805200ba28.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/f22f571a9ec7e5fc601178d57b948414.jpg
Do vale-transporte à biometria facial: o que mudou no transporte público em quase três décadas?
Pioneira da bilhetagem digital no transporte público brasileiro, a Empresa 1 completa 28 anos de inovação e está diretamente ligada à evolução do serviço de transporte público do país
Por Administrador
Publicado em 20/05/2025 12:07
Mobilidade

Na década de 1990, o vale-transporte ainda era feito de papel e tamanha era sua circulação que começou a ser usado como segunda moeda para compras em padarias, supermercados e em outras transações financeiras, gerando uma grande evasão tarifária. Até que, em 1997, um projeto de bilhetagem trouxe para o Brasil uma tecnologia francesa de cartões inteligentes, que substituíram os bilhetes de papel e inauguraram uma nova era na mobilidade urbana do país. A criadora desse projeto pioneiro foi a Empresa 1.

Ao completar 28 anos, a Empresa 1 consolida seu papel como centro de inovação em mobilidade urbana, pelo pioneirismo na implementação da bilhetagem digital e da biometria facial para a validação de identidade — tecnologias que hoje são indispensáveis para o transporte público coletivo no país — e por outras criações tecnológicas que agilizam as operações, facilitam a circulação das pessoas pelas cidades e evitam fraudes no setor. “Estamos há quase 30 anos desenvolvendo soluções que garantem maior eficiência às operações e que, ao mesmo tempo, dão mais transparência aos processos e segurança para o usuário do transporte coletivo”, comenta Marcos Maciel, CEO da Empresa 1, hoje presente em mais de 150 cidades.

Uma pesquisa da McKinsey Technology Council identificou as dez principais tendências tecnológicas que estão transformando a mobilidade urbana, são elas: conectividade avançada; IA aplicada; computação na nuvem e de bordo; IA generativa; tecnologia de realidade imersiva; industrialização do machine learning; desenvolvimento de software de última geração; tecnologia quântica; arquitetura de confiança e ferramentas de identidade digital; e Web3. Os países que lideram esses avanços são Estados Unidos (34%), China (17%), Alemanha (7%), Reino Unido (5%) e Israel (5%). O Brasil, entre os 32% restantes, tem na Empresa 1 uma das maiores investidoras em inovação no setor.

O estudo da McKinsey conclui que “as empresas que estiverem a par das tendências mais importantes agora poderão obter uma vantagem à medida que o mercado evolui”. Integrante do grupo canadense Volaris e do Coletivo Modaxo, a Empresa 1 acompanha as tendências globais sem esquecer as necessidades das cidades, desenvolvendo tecnologias para que os sistemas de transporte sejam mais modernos e sustentáveis, além de proporcionar maior governança para empresas e governos.

Fortaleza, por exemplo, cidade que é referência em mobilidade no Brasil, conta com a Empresa 1 como parceira desde 2015, quando implementou validadores de passagens online. De lá para cá, as tecnologias acompanharam as necessidades da população, incluindo o uso da biometria facial, introduzida para combater fraudes; a plataforma Sigom Cloud, para gestão eficaz da operação; e a ampliação da rede de venda de crédito e recarga, atendendo às diversas situações econômicas dos cidadãos.

Esse perfil único da Empresa 1 de customizar as tecnologias para resolver os problemas de municípios e população, também faz com que seja referência em outros países da América Latina.

Inovação dentro e fora do Brasil

Um dos projetos emblemáticos da Empresa 1 no exterior foi a transformação do sistema de transporte urbano na Cidade da Guatemala, em 2010. O sistema da capital guatemalense, com mais de 4 milhões de habitantes e 2,5 milhões de viagens diárias, era caracterizado por um cenário de informalidade, desorganização e insegurança. A frota, composta por 3.200 veículos, operava sob condições precárias: ônibus antigos, falta de regras e problemas de trânsito eram apenas alguns dos obstáculos.

Ao assumir a administração do transporte público da cidade, a Empresa 1 mudou todo o sistema com renovação total da frota; construção de garagens apropriadas; manutenção da frota; formalização e capacitação dos operadores; construção de 40 estações e 2 corredores exclusivos para o transporte público coletivo; bilhetagem eletrônica com pagamento da tarifa exclusivamente via cartão, não envolvendo mais dinheiro dentro dos veículos; implantação de 1.750 pontos de venda de cartões e crédito e 15 centros de atendimento ao cliente.

Os resultados foram expressivos e amplamente reconhecidos. Durante 15 meses de análise, não foi registrada nenhuma morte de motorista e a iniciativa despertou manifestações populares favoráveis, além de elevar significativamente a segurança e a qualidade de vida dos passageiros. Em 2011, o projeto para a Cidade da Guatemala foi premiado durante o 59º Congresso e Exposição Mundial de Mobilidade e Transporte Urbano da UITP, na categoria “Compromisso Político”. “Nosso projeto na Guatemala demonstrou que a tecnologia, quando aliada a uma gestão comprometida, pode transformar radicalmente o sistema de transporte. Ficamos muito felizes pelos resultados de segurança e a melhoria notável na experiência dos usuários”, declara o CEO.

Praticidade, eficiência e segurança

Recentemente, modernizações chegaram também a cidades brasileiras que antes não tinham acesso a essas inovações. Em 2024, a expansão da Empresa 1 avançou por diferentes regiões do estado de São Paulo, com destaque para Francisco Morato e Carapicuíba, municípios da Grande São Paulo, e modernizou o sistema de transporte em Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo. Esses são alguns exemplos do crescimento da atuação da empresa, que segue ampliando o acesso à bilhetagem digital em todo o país

Em Itaquaquecetuba, em parceria com a concessionária Expresso Planalto, empresa do Grupo CSC de Transportes, a Empresa 1 implementou três novas ferramentas: o SI.GO, plataforma de experiência do passageiro; o Chatbot para recarga de Bilhete Único; e o Sigom Vision, sistema de reconhecimento facial. Já em Francisco Morato e Carapicuíba a população pode recarregar seus cartões de transporte público por aplicativo, usando cartão de crédito ou PIX como modo de pagamento, e também realizar a compra de passagens via QR Code, dando mais praticidade ao processo de compra. Os usuários não precisam mais enfrentar longas filas para recarregar seus cartões.

Já o sistema de transporte de Itaquaquecetuba implementou o SI.GO, uma plataforma de experiência do usuário mais intuitiva para os passageiros; um chatbot voltado para a recarga do Bilhete Único, que se mostrou uma solução interativa que facilita esse processo; e o Sigom Vision, um sistema avançado de reconhecimento facial, que aumentou a segurança e agilizou o acesso ao transporte.

Esses são apenas alguns casos de como a Empresa 1 melhora a experiência do usuário do transporte público coletivo há 28 anos. O segredo do sucesso? O CEO responde: “Precisamos colocar o passageiro no centro das inovações que criamos, sem abrir mão de otimizar as operações das empresas de transporte. Só assim podemos contribuir para o desenvolvimento das nossas cidades”. Alinhando tendências globais com demandas locais, a companhia se mantém na vanguarda da mobilidade urbana.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!