A Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no Brasil, apoia novamente a campanha “Maio Amarelo”, movimento de conscientização com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade sobre obre os números de acidentes e vítimas de trânsito, bem como a necessidade de ações conjuntas para enfrentar esse cenário.
A empresa também aderiu ao Laço Amarelo, programa promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) para fortalecer permanentemente a cultura de segurança nas vias, e irá participar de pit stops para motociclistas.
Neste ano, a principal mensagem de conscientização, definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), segue a temática “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
De acordo com o ONSV, essa campanha traz uma reflexão sobre como a correria do dia a dia influencia o comportamento das pessoas no trânsito e tende a gerar atitudes mais individualistas, apressadas e desatentas. Como consequência, aumentam os riscos de acidentes graves. Neste contexto, para incentivar uma reflexão sobre as atitudes de todos nas vias, a entidade adotou o tema “Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana”.
Segundo dados da Yamaha Riding Academy (YRA), que realiza treinamentos e campanhas voltadas à direção defensiva, a colisão de uma moto em um muro de concreto a 60 km/h tem o mesmo impacto que uma queda de 14 metros de altura. Caso a velocidade seja reduzida para 30 km/h, a força de impacto reduz em 75%.
“Promover um trânsito responsável é dever de todos os setores da sociedade. Por isso, acreditamos que apoiar iniciativas ligadas à segurança viária, como o Maio Amarelo e o Laço Amarelo, é uma forma de conscientizar e reforçar a importância de um comportamento seguro no trânsito todos os dias”, afirma Rafael Lourenço, Gerente de Relações Institucionais da Yamaha.
Yamaha nos pit stops
A Yamaha irá participar dos pit stops organizados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), com palestras, oficina sobre ponto cego para motociclistas e quiz interativo sobre segurança viária. A expectativa é de que cerca de 3 mil motociclistas sejam impactados.
Os primeiros acontecerão em Manaus (AM), nos dias 13 e 14 de maio, no Sesi Clube do Trabalhador. Nos dias 15 e 16, os pit stops serão no Centro Esportivo Tietê, em São Paulo (SP).
A empresa também participará de pit stops em parceria com prefeituras e autoridades de trânsito em São José dos Campos (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Recife (PE).
“Como fabricante de motocicletas, avaliamos que a atuação do nosso segmento, em parceria com órgãos públicos, o terceiro setor e a sociedade, é essencial para construir um trânsito mais seguro”, completa Lourenço.