A linha do tempo da Volvo Cars se funde com a história da indústria automobilística. Desde a sua criação, em 14 de abril de 1927, quase um século se passou com inovações que revolucionaram o universo automotivo. Especialmente quando se fala em segurança, que junto ao cuidado com as pessoas, a qualidade, tecnologia, design e sofisticação, é a principal característica que define os carros da marca, como afirmou Gustaf Larson, co-fundador da Volvo: “Os carros são dirigidos por pessoas. O princípio orientador por trás de tudo o que fazemos é, e deve continuar sendo, a segurança”.
Para destacar o legado de 98 anos até chegar ao recém-lançado em solo brasileiro Volvo EX90, considerado o carro mais seguro já produzido pela marca sueca, mergulhamos nessa história para relembrar algumas das muitas inovações implementadas e mostrar como, ao longo do tempo, a marca ajudou a transformar a vida das pessoas - dentro e fora dos carros - para melhor, tornando mais segura e sustentável.
1959 - Cinto de segurança de três pontos
Quando o assunto é segurança, a Volvo é, sem dúvidas, uma referência no setor. Parte desse reconhecimento deve-se ao indispensável cinto de segurança de três pontos. O item, hoje obrigatório em todos os veículos, foi desenvolvido pelo engenheiro sueco Nils Bohlin, em 1959, quando trabalhava na montadora escandinava. Seguindo seu compromisso de priorizar a vida e a segurança das pessoas, a Volvo abriu mão da patente para que todos pudessem se beneficiar, independentemente do carro que dirigissem. Desde então, estima-se que mais de um milhão de vidas tenham sido salvas.
1976 - Sonda Lambda
O DNA inovador e o compromisso da Volvo com a segurança vão além da preocupação com as pessoas e se estendem também ao futuro e à segurança do planeta. A Volvo foi a primeira a introduzir um conversor catalítico de três vias com o sensor Lambda em seus veículos, começando com o modelo Volvo 240, permitindo uma redução de até 90% das emissões nocivas de gases. Uma invenção importante que, até hoje, continua sendo parte integrante de todos os carros com motores a combustão.
1976 - Elbil: primeiro carro elétrico da Volvo
A eletrificação está cada vez mais em pauta nos dias atuais e muitas montadoras começaram a olhar para o tema nos últimos anos. Na Volvo, esse assunto não é de hoje. A marca lançou seu primeiro carro elétrico há quase 50 anos. O Volvo Elbil, que significa “carro elétrico” em sueco, chegou na década de 70 e, já naquela época, o texto divulgado enfatizava a importância de carregar os automóveis com eletricidade neutra para o clima.
1998 - WHIPS (Whiplash Protection System)
Outra grande inovação de segurança da Volvo foi o Sistema de proteção contra lesões cervicais, que está presente em todos os carros da marca e ajuda a reduzir o risco de lesões causadas pelo "efeito chicote", caso ocorra uma batida na traseira do carro. Graças ao design inteligente do assento e do apoio de cabeça, que se move junto com o passageiro, o WHIPS proporciona um suporte uniforme e absorção de energia em caso de impactos.
2019 - Iniciativa E.V.A. (Equal Vehicles for All) - Veículos Iguais para Todos
A Volvo desenvolve carros para que sejam igualmente seguros para todos, independentemente de sexo, idade, altura, forma ou peso. Com o objetivo de que toda a indústria siga esse mesmo princípio, desde 2019, com a iniciativa E.V.A., a Volvo passou a compartilhar mais de 50 anos de pesquisa e conhecimento em segurança, tornando esses dados acessíveis em uma biblioteca digital e disponíveis para qualquer pessoa baixar.
2024 - Time’s Best Inventions of 2024: sistema de compreensão do motorista
Presente no recém-lançado Volvo EX90, o sistema de compreensão do motorista foi reconhecido pela Revista Time como uma das melhores invenções de 2024. O recurso de segurança pioneiro usa tecnologia de detecção em tempo real para entender se o motorista está cansado ou distraído e, assim, intervir e dar o suporte necessário. Em último caso, o EX90 pode parar o carro com segurança e sinalizar os demais motoristas com luzes de emergência.
Para Mirella Cambrea, diretora de Marketing da Volvo Car Brasil, que trabalha na montadora desde que saiu da faculdade, é motivo de orgulho fazer parte de uma marca com tamanho impacto na indústria e na vida das pessoas.
“Essas são apenas algumas dentre tantas inovações e iniciativas importantes que mostram a solidez da Volvo desde que o primeiro ÖV4 foi para a rua em Gotemburgo, na Suécia, até os dias atuais, em que nos tornamos referência em segurança e uma das empresas que vêm liderando a transição energética dentro do setor automotivo. É muito significativo contar e fazer parte dessa história”, explica.