Offline
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Stellantis e Factorial Energy alcançam marco importante no Desenvolvimento de Baterias de Estado Sólido
Stellantis e Factorial Energy validaram com sucesso células automotivas de bateria de estado sólido com densidade de 375Wh/kg, um passo importante para as vendas do produto
Por Administrador
Publicado em 28/04/2025 12:00
Mobilidade
As células da bateria podem operar em temperaturas de -30°C a 45°C, com potencial para expansão adicional e demonstrar recursos de alta potência de descarga de até 4C - Divulgação Stellantis

A Stellantis N.V. e a Factorial Energy (Factorial) anunciaram a validação bem-sucedida das células de bateria de estado sólido FEST® (Factorial Electrolyte System Technology) em escala automotiva. Essa conquista representa um avanço significativo no desenvolvimento de baterias de próxima geração para veículos elétricos (EVs).
"Atingir esse nível de desempenho reflete a força da nossa parceria com a Factorial", afirmou Ned Curic, Stellantis Chief Engineering and Technology Officer. "Esse marco nos posiciona na vanguarda da revolução das baterias de estado sólido, mas nossa jornada ainda continua. Estamos unindo esforços para explorar novos horizontes e desenvolver soluções inovadoras que viabilizem baterias mais leves e eficientes, reduzindo custos para os nossos clientes."
Ao contrário das baterias convencionais de íons de lítio, as baterias de estado sólido oferecem maior densidade de energia e carregamento mais rápido. As células FEST® de 77Ah validadas demonstraram uma densidade de energia de 375Wh/kg e suportaram mais de 600 ciclos, representando um avanço rumo à qualificação automotiva, um marco para baterias de estado sólido de lítio-metal de grandes dimensões. As células permitem uma redução significativa no tempo de carregamento, de 15% para mais de 90% de carga em apenas 18 minutos à temperatura ambiente. Além disso, as células fornecem alta potência com taxas de descarga de até 4C, atendendo a maiores demandas de desempenho em veículos elétricos.
Utilizando engenharia científica e as ferramentas orientadas por IA, a Factorial desenvolveu a mais recente formulação de eletrólitos, que permite que a bateria funcione em temperaturas que variam de -30°C a 45°C. Essa inovação supera as limitações anteriores das baterias de estado sólido e possibilita um desempenho superior em diversos climas.
"O desenvolvimento de baterias é uma questão de equilíbrio. Embora otimizar um recurso seja simples, equilibrar alta densidade de energia, ciclo de vida, recarga rápida e segurança em uma bateria de tamanho automotivo validada pela OEM representa um grande avanço", afirmou Siyu Huang, CEO of Factorial Energy. "Essa conquista com a Stellantis está transformando a tecnologia de baterias de última geração da pesquisa em realidade."
Ao colaborar estreitamente no design do conjunto e aproveitar essa tecnologia disruptiva, a Stellantis e a Factorial estão otimizando a arquitetura da bateria, reduzindo seu peso e aprimorando a eficiência geral do sistema para garantir uma integração perfeita. Essa redução de peso aumenta diretamente o alcance do veículo e viabiliza soluções de veículos elétricos mais sustentáveis e acessíveis.
Com base no investimento de US$ 75 milhões da Stellantis na Factorial Energy, realizado em 2021, este marco fortalece a colaboração estratégica entre as duas empresas. Com essa conquista, a Stellantis avançará em seu plano anunciado anteriormente, de integrar as baterias de estado sólido da Factorial em uma frota de demonstração até 2026. Essa frota representa o próximo passo para a comercialização dessa tecnologia promissora, permitindo uma validação mais robusta das baterias em condições reais de condução.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!