A Phinia, líder em sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e produtos de reposição, marca presença na Automec – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços –, o maior evento do mercado de reposição automotiva da América Latina. Esta é a primeira edição do evento em que a empresa participa como uma organização independente, após sua formação oficial em 2023. Trazendo diversas inovações de suas marcas, Delphi® e Delco Remy®, a companhia aproveita o evento para anunciar um ambicioso plano de expansão para o mercado de reposição e apresentar sua nova plataforma, voltada ao aprimoramento das habilidades técnicas dos profissionais do setor.
Com quase três anos de operação, a Phinia participa pela primeira vez da Automec sob seu nome atual. Oficialmente reconhecida em julho de 2023, a organização traz aos visitantes mais de 100 anos de tradição, inovação e prestígio no desenvolvimento de soluções para a indústria automotiva e o mercado de reposição, por meio das marcas Delphi® e Delco Remy®. Como uma das maiores fornecedoras da cadeia automotiva global, a empresa utiliza sua expertise no mercado de equipamento original (OE) para entregar produtos de excelência e que atendem aos mais altos padrões exigidos pelos profissionais da reparação. Isso pode ser conferido no estande da marca, que apresenta os portfólios das duas linhas, como explica Amaury Oliveira, vice-presidente de aftermarket da Phinia para a América do Sul:
“Produzimos, na mesma fábrica, os componentes que abastecem tanto as linhas de produção dos nossos clientes OE, quanto o mercado de reposição. Isso significa que os mesmos padrões de qualidade, segurança e garantia são aplicados a ambos. E isso se reflete nos produtos que estamos apresentando na Automec. Queremos mostrar aos profissionais da reparação que, ao escolherem um componente Delco Remy® ou Delphi®, não estão apenas comprando uma peça, mas toda a tecnologia, inovação e conhecimento de uma das indústrias mais representativas do setor automotivo. Isso traz segurança para o profissional e satisfação para o cliente final, que é quem avalia a qualidade do serviço prestado.
Confiante no mercado global de reposição, a Phinia aproveita a Automec para anunciar um ambicioso plano de expansão de suas operações no segmento aftermarket em todo o mundo, incluindo o Brasil. Para consolidar suas marcas como líderes no setor, a empresa traçou uma estratégia para aumentar a representatividade do mercado de reposição dentro da Phinia — dos atuais 30% para 40% até 2030. Os compromissos envolvem investimentos na ampliação do portfólio, melhorias nos processos produtivos e o fortalecimento da comunicação e do relacionamento com o mercado consumidor. Para atingir essas metas, a operação brasileira tem papel fundamental, conforme destaca Oliveira:
"O mercado automotivo brasileiro está entre os 10 maiores do mundo, o que demonstra sua relevância para a indústria global. Nesse sentido, é essencial garantir e manter uma posição sólida no segmento local para crescer globalmente. Por isso, o Brasil é um dos principais destinos das iniciativas que planejamos para os próximos anos. Isso nos enche de orgulho pelos resultados já alcançados e nos motiva a continuar avançando ainda mais.”
Outro anúncio importante durante a feira é o lançamento de uma nova ferramenta de aprimoramento técnico, que será apresentada na Automec. A Delphi Academy tem como objetivo facilitar o acesso dos profissionais do setor a diversos conteúdos voltados ao desenvolvimento do conhecimento técnico. Acessível por meio de um site exclusivo, a plataforma oferece uma variedade de materiais, como vídeos, infográficos e artigos sobre temas como manutenção preventiva, dicas técnicas e conteúdos relacionados a sistemas mecânicos e eletrônicos.
Além disso, a plataforma facilita o acesso ao calendário de treinamentos presenciais e digitais oferecidos pela marca. A ferramenta dispõe de versões gratuitas e pagas, que podem ser adquiridas com formas de pagamento facilitadas e diversos benefícios para os participantes da rede Delphi.
A chegada desse novo recurso amplia as iniciativas de treinamento da PHINIA, que também incluem um Centro de Treinamento e um programa exclusivo de cursos voltado para profissionais do setor, localizado em Piracicaba – São Paulo. Segundo Oliveira, mais do que uma fornecedora de componentes automotivos, a marca quer ser reconhecida como uma parceira dos profissionais do setor, oferecendo suporte e gerando conhecimento que agregue valor às suas atividades e contribua para o desenvolvimento contínuo do mercado de reparação.
Além das inovações em produtos e serviços, os visitantes também contam com uma estrutura especialmente projetada para proporcionar a melhor experiência durante a feira. Dando continuidade à tradição já estabelecida em outros eventos, a Phinia conta com uma equipe preparada para receber pessoas surdas ou com deficiência auditiva, com profissionais fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estande também foi planejado para apoiar uma iniciativa promovida pela marca, que leva 21 adultos com síndrome de Down para vivenciar o mercado de trabalho automotivo. Essas ações refletem as iniciativas que a empresa tem implementado em suas fábricas e nas comunidades locais por meio de políticas de inclusão.
Para quem deseja competir por prêmios e testar suas habilidades, o estande contará com um simulador interativo. No jogo, os participantes precisarão diagnosticar e reparar veículos em uma oficina virtual. O sistema apresentará quizzes sobre peças Delphi e etapas de reparação, onde será necessário responder corretamente para ganhar pontos e avançar. O desempenho será avaliado de acordo com o resultado: se os carros saem funcionando perfeitamente ou com falhas, dependendo da precisão das etapas executadas.