Offline
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Nissan apresenta tecnologia autônoma avançada no Japão
Por Administrador
Publicado em 14/03/2025 11:15
Mobilidade

A Nissan Motor Co., Ltd. mostrou sua mais recente tecnologia de direção autônoma (autonomous-drive - AD) na região de Minato Mirai, na cidade de Yokohama, Japão. É a primeira vez que um veículo de teste sem condutor no carro percorreu uma estrada pública japonesa num ambiente urbano complexo(*1). A Nissan desenvolveu esta tecnologia para um serviço de mobilidade que planeja lançar no país de sua sede.

Este é um passo significativo para capacitar a mobilidade, resolvendo os desafios do serviço de transporte enfrentados pelas comunidades locais, como a escassez de motoristas devido ao envelhecimento da população. Aproveitando sua tecnologia, a Nissan fornecerá uma ampla gama de novos serviços que permitem a liberdade de mobilidade.

A Nissan está maximizando seus esforços para estabelecer e verificar a segurança da tecnologia AD adaptada às diferentes condições de tráfego em todo o mundo. Para fazer isso, está utilizando tecnologias obtidas por meio de pesquisas no Japão, pesquisas no Vale do Silício realizadas pelo Nissan Advanced Technology Center e participação no projeto evolvAD do Reino Unido.

Os veículos de teste mais recentes são baseados na minivan mais vendida do Japão, a Serena, e incorporam 14 câmeras, nove radares e seis sensores LiDAR. Os sensores montados no teto oferecem uma detecção significativamente ampliada, aproveitando a altura do Serena e permitindo uma leitura mais precisa de seu entorno, em comparação com veículos anteriores. Além disso, o uso da inteligência artificial (IA) melhorou significativamente o reconhecimento, a predição comportamental e o julgamento, bem como o controle, proporcionando uma operação suave em uma variedade de cenários complexos.

Desde o ano fiscal (*2) de 2017, a Nissan tem demonstrado e testado a tecnologia AD. Atualmente, a empresa planeja testes de demonstração de serviço envolvendo aproximadamente 20 veículos para serem realizados em Yokohama nos anos fiscais de 2025 a 2026, e está construindo um ecossistema operacional e de serviços com as partes interessadas. Aproveitando os resultados dos testes, no ano fiscal 2027 a Nissan pretende fornecer serviços de mobilidade para condução autônoma, em colaboração com municípios e operadores de transporte, com monitoramento remoto.

Esta iniciativa será promovida em estreita cooperação com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão; o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo; outros ministérios governamentais e a cidade de Yokohama. Os ministérios também promoverão iniciativas para criar serviços de mobilidade autônomos por meio do seu Comitê de Aceleração da Mobilidade Nível 4.

A Nissan continuará a avançar sua tecnologia enquanto estabelece serviços em Yokohama com base nos resultados de desenvolvimento e verificação tanto no Japão quanto no exterior.

*1: Baseado em pesquisa da Nissan. Os testes estão sendo realizados usando sistemas AD remotos equivalentes à automação SAE Nível 2, em linha com as diretrizes do Japão para aprovação de desregulamentação para veículos equipados com sistemas de condução autônoma remota e os critérios para concessão de permissão para uso rodoviário em demonstração testes de condução automatizada em vias públicas. Os veículos são monitorados remotamente e um motorista remoto pode assumir o controle e dirigir os veículos conforme necessário

*2: período compreendido entre 1 de abril a 31 de março

 

Imagem: Divulgação Nissan

Comentários
Comentário enviado com sucesso!