Offline
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
O impacto da integração de processos no setor automotivo
Mercado
Publicado em 11/03/2025 por Administrador

Segundo levantamento da Automotive Business, de 2021 a 2025, a indústria automobilística brasileira planeja investir aproximadamente R$32 bilhões em diversas áreas, incluindo tecnologias digitais, inovação e sustentabilidade. As soluções integradas de tecnologia, que englobam a combinação de hardware, software e conectividade em uma única plataforma, estão transformando a indústria de forma profunda, desde a produção até a experiência do consumidor final. Portanto, fazem-se essenciais empresas que oferecem ferramentas para o setor, como a SoftExpert, multinacional especializada em software para conformidade e governança.
Com a digitalização do segmento, as montadoras e fornecedores de peças estão adotando tecnologias mais sofisticadas para otimizar processos, reduzir custos e melhorar a segurança dos veículos. Nessa linha, a SoftExpert oferece ferramentas para gestão integrada que automatizam e centralizam as ferramentas necessárias para a gestão estratégica da indústria, como qualidade, processos e documentação, eliminando a necessidade de múltiplos sistemas para a gestão de dados.
Os fabricantes de automóveis e seus fornecedores têm enfrentado constantes mudanças nas demandas dos clientes e preocupações com segurança e meio ambiente, além da competitividade do mercado e da necessidade de crescimento do uso de PD&I para projetos inovadores, fomentando o desenvolvimento de carros elétricos e híbridos. Pressão no custo e na complexidade, mercados divergentes e integração nos processos de fabricação são alguns dos principais desafios do segmento.
Por isso, existem processos estratégicos para ajudar as empresas automotivas a impulsionar a inovação e aprimorar a excelência nos negócios. O primeiro deles é contar com centros de serviços confiáveis: a indústria automotiva é uma das mais bem supridas em termos de automação. Os centros de manutenção e calibração desempenham um papel importante não apenas na garantia de que os equipamentos em uso não produzam peças defeituosas, mas também na eficiência de todo o processo. O tempo de parada das máquinas para calibração ou manutenção tem um grande impacto na produtividade do processo. Centros de serviços eficientes promovem o uso otimizado dos recursos, reduzem o tempo de inatividade, permitem um melhor controle dos custos e garantem a confiabilidade em todo o sistema.
A solução da SoftExpert oferece gestão de calibração e manutenção. A ferramenta ajuda a organizar, controlar e aumentar a eficiência das ordens de serviço por meio de uma interface web simples e intuitiva. O sistema permite rastrear o histórico e as tendências de equipamentos e ativos, por meio de recursos de prevenção e análise de falhas. Ele também minimiza o tempo gasto em tarefas de manutenção e calibração, gerenciando o agendamento de ativos, peças, suprimentos, ferramentas e recursos técnicos, otimizando de maneira abrangente os programas de serviço.
Outro processo é a gestão integrada dos dados do produto, que faz o gerenciamento dos dados do produto e das informações relacionadas ao processo em um único sistema. Essas informações incluem dados de projeto CAD, modelos, informações de peças, instruções de fabricação, requisitos, notas e documentos. Também é possível citar a gestão da qualidade do produto, que envolve análise de riscos e integrações com o plano de controle, garantindo monitoramento contínuo da qualidade do produto durante a implementação e ao longo de sua vida útil. Para uma OEM (Original Equipment Manufacturer - Fabricantes de equipamento original) na indústria automotiva, o produto (veículo) é um sistema complexo de subsistemas integrados, módulos montados, submódulos e componentes, ou todos eles. Para reduzir o tempo de lançamento no mercado e cortar custos, as OEMs estão transferindo a maioria de suas atividades para os fornecedores de primeiro nível ao longo da cadeia de suprimentos, o que torna o processo de gerenciamento de dados do produto ainda mais complexo. Portanto, OEMs e fornecedores automotivos que possuem um sistema de informações ágil e integrado podem conduzir tranquilamente qualquer revisão de engenharia de seus processos de negócios.
Para isso, a ferramenta da SoftExpert gerencia produtos de forma automatizada e totalmente integrada que coleta e centraliza os dados do produto, envolvendo todas as partes interessadas e oferecendo à organização recursos avançados de geração de relatórios. A solução também promove automação e integração de processos, eliminando processos manuais e aumentando a eficiência por meio de abordagem paperless.
Outro ponto importante é a gestão eficaz de fornecedores. É importante que as empresas criem estruturas claras e tenham controle total sobre o gerenciamento de fornecedores. Além de dar a devida atenção à gestão de auditoria dos processos do fornecedor, reforçando a utilização de checklists automatizados, planos de ação e dashboards, otimizando auditorias de fornecedores e garantindo conformidade e rastreabilidade. As companhias do setor devem se concentrar em uma gestão baseada em fatos, com uma relação clara entre os requisitos e as habilidades profissionais ou o conhecimento tecnológico de cada fornecedor.
Em primeiro lugar, é necessário conduzir adequadamente a seleção e a qualificação de novos fornecedores, realizando análises, avaliações e auditorias estruturadas. “Depois disso, vem o monitoramento e o desenvolvimento do desempenho do fornecedor, apoiando e respeitando os requisitos de qualidade no processo de criação e desenvolvimento de produtos; implementando medidas de melhoria de qualidade e eficiência no chão de fábrica; e apoiando e otimizando o processo de tratamento de erros, gerenciamento de mudanças, o processo de reclamações e o processo de garantia”, reforça o Product Marketing Lead, Marcelo Becher.
Nesse sentido, o software da SoftExpert é projetado para medir o desempenho das entregas e serviços dos fornecedores, assim como garantir a qualidade da entrada e saída de materiais e insumos dos processos operacionais e de negócio. A solução facilita todas as atividades de inspeção: cria formulários e checklists, agenda inspeções, registra resultados e monitora ações corretivas até a sua finalização.
O setor automotivo está no epicentro da transformação digital, com as soluções integradas de tecnologia desempenhando um papel fundamental em sua evolução. Com soluções completas para empresas de diversos segmentos, do setor público ao automobilístico, a SoftExpert atende, a nível global, dores específicas do mercado a partir de um único contrato, proporcionando maior eficiência, agilidade e economia nas operações, por meio da padronização de processos e da digitalização responsável.

Imagem: Reprodução

Comentários
Comentário enviado com sucesso!