Mais inovadora plataforma de entretenimento, lifestyle, serviços e compras do país, a ALLOS anuncia a criação de sua empresa de eletropostos para carregamento de veículos elétricos, que serão instalados em shoppings do grupo em todo o Brasil. A KARG terá 600 vagas em dois anos - 200 delas já em funcionamento até março de 2025, em 13 shoppings, o que representa um terço do potencial total da operação. O projeto está sendo viabilizado em parceria com a WEG, a maior fabricante de carregadores para veículos elétricos no Brasil e referência no setor de eletromobilidade. Ao transformar os shoppings em hubs de carregamento para carros elétricos, a ALLOS também incentiva práticas sustentáveis e de baixo carbono entre clientes, lojistas e colaboradores, com a adoção de uma tecnologia que garante energia renovável e eficiente.
“Nossos shoppings são destinos de conveniência cada vez mais completos, com serviços e comodidades que capturam o share of life dos nossos clientes e os mantém por mais tempo circulando pelos corredores. A verdade é que nossos espaços fazem parte da vida das pessoas, onde elas podem resolver todo tipo de necessidade, e agora também poderão contar com mais essa experiência, que ainda está bastante alinhada ao nosso pilar de Sustentabilidade”, explica o diretor de Operações da ALLOS, Renato Gaspar. “Estamos oferecendo uma nova infraestrutura em pontos estratégicos das cidades e o fato de o cliente saber que vai encontrar carregadores nos shoppings o deixará mais tranquilo, trazendo ainda mais praticidade para a vida urbana e sua jornada de consumo”.
A KARG terá uma infraestrutura robusta, de última geração e inovadora para o setor, atendendo aos shoppings com um número de vagas de acordo com a demanda. Haverá carregadores rápidos, voltados para veículos 100% elétricos, além daqueles que atenderão carregamentos de automóveis híbridos. Com a iniciativa, a ALLOS consolida-se como a terceira maior empresa de eletropostos no Brasil, em meio a um mercado aquecido em vendas de veículos nesses modelos. Em 2024, segundo Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), houve um aumento de 89% em comparação a 2023, com 177.358 veículos eletrificados leves emplacados, um novo recorde no país.
“Após estudos de mercado e tendências de consumo, percebemos que já temos dois elementos essenciais para ingressar nesse segmento: o espaço físico dos nossos shoppings, que funcionam em pontos estratégicos nas cidades, e a energia elétrica adquirida em larga escala a preços competitivos no mercado livre. Esses diferenciais permitirão à KARG oferecer uma infraestrutura absolutamente diferenciada no nosso segmento”, afirma Gaspar.
Os 13 primeiros shoppings selecionados para receber a primeira fase de instalações da KARG estão distribuídos em diferentes regiões do Brasil. Em São Paulo (SP), serão contemplados o Shopping Villa Lobos, Mooca Plaza Shopping, Shopping Metrô Santa Cruz e Plaza Sul. No Rio de Janeiro (RJ), as instalações ocorrerão no Shopping Leblon, Shopping Tijuca e Plaza Niterói. Já em outras regiões do país, os shoppings escolhidos são Shopping da Bahia (Salvador/BA), Parque Dom Pedro (Campinas/SP), Shopping Tamboré (Barueri/SP), Manauara Shopping (Manaus/AM), Shopping Catuaí Maringá (Maringá/PR) e Shopping Catuaí Londrina (Londrina/PR).
“Essa iniciativa demonstra como a integração de tecnologias inovadoras e uma gestão inteligente de energia podem transformar a mobilidade elétrica no Brasil, beneficiando consumidores e promovendo um futuro mais sustentável”, afirma Carlos Bastos Grillo, Diretor Superintendente WEG Digital & Sistemas.
Com profundo conhecimento sobre comportamento de consumo, a ALLOS, que tem um portfólio com 58 shoppings relevantes espalhados pelo país, vem adaptando seus destinos para refletir os anseios da sociedade e adotou o compromisso de utilizar 100% de energia renovável em seus shoppings até 2030, entre as suas metas de Sustentabilidade.
Os projetos da KARG tiveram início em maio de 2024, após a ALLOS realizar testes com veículos elétricos e identificar as demandas do mercado. Desde então, a empresa tem estruturado suas operações, incluindo a definição de equipamentos, a criação de uma plataforma de gestão integrada e o desenvolvimento da identidade da marca. O carregamento de energia elétrica será feito por um aplicativo e a companhia também estuda oferecer vantagens aos clientes cadastrados nos programas de benefício dos shoppings.
Imagem: Divulgação Allos