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Accelera by Cummins demonstra o futuro da tecnologia de hidrogênio limpo com recorde mundial
Sustentabilidade
Publicado em 05/02/2025

A Accelera, segmento de negócios da Cummins, estabeleceu um novo marco ao entrar para o Guinness World Records™ com a maior distância percorrida por um caminhão elétrico pesado movido a célula de combustível de hidrogênio (FCEV) sem reabastecimento. Esse feito reforça a liderança da Cummins no desenvolvimento de soluções inovadoras para transporte sustentável e geração de energia.
O protótipo H2Rescue, baseado no Kenworth T370 e projetado para missões críticas, completou 2.906 km com uma única carga no último trimestre de 2024, no centro da Califórnia (EUA). Ele foi monitorado de perto e validado por um juiz do Guinness World Records, que confirmou que o tanque de hidrogênio do caminhão foi lacrado antes do início da viagem.
A jornada destacou a viabilidade do hidrogênio como alternativa para transporte de longa distância e aplicações em cenários de emergência. Equipado com um motor de célula de combustível Accelera by Cummins e um propulsor de tração de 250 kW, o veículo consumiu 168 kg de hidrogênio durante o trajeto, com velocidades entre 80 e 88 km/h em vias públicas. Além disso, o H2Rescue, operou em temperaturas que variaram de 15°C a 27°C, emitindo 0 kg de CO₂ – uma redução significativa em comparação aos 301 kg emitidos por um caminhão tradicional no mesmo percurso.
 
Vantagens estratégicas do hidrogênio
O H2Rescue demonstrou as capacidades estratégicas do hidrogênio como fonte de energia:
- Desempenho robusto para aplicações de longa distância e ciclos de trabalho intensos, incluindo caminhões pesados, caminhões basculantes, ônibus e sistemas ferroviários;
- Operação silenciosa, ideal para contextos urbanos e missões críticas;
- Sustentabilidade, com emissão zero e água como único subproduto, contribuindo para a descarbonização do setor de transporte.  
 
Colaboração como catalisador para a inovação
Este projeto é fruto de uma colaboração estratégica entre a Accelera, a Direção de Ciência e Tecnologia do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), o Departamento de Energia (DOE) e o Departamento de Defesa (DoD) norte-americanos. O veículo de demonstração de Classe 7, com peso aproximado de 15 toneladas, pode substituir anualmente cerca de 6.900 litros de combustível fóssil, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em até 2,5 toneladas métricas.
"O recorde mundial não apenas valida o potencial da tecnologia de hidrogênio, mas também exemplifica como parcerias público-privadas podem acelerar soluções para segurança energética e sustentabilidade", afirmou Nicholas Josefik, engenheiro industrial do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Engenharia do Exército dos EUA.
 
Impacto e aplicações futuras
O H2Rescue oferece benefícios significativos para operações de emergência, com capacidade de fornecer energia a locais críticos por até 72 horas, além de apoiar abrigos ou unidades móveis de suporte a desastres.
"O sucesso deste projeto reflete o poder da colaboração e abre caminho para o avanço de tecnologias de célula de combustível em sistemas futuros", comentou Eric Wasiloff, gerente de projeto do Centro de Sistemas de Veículos Terrestres do Exército dos EUA.
À medida que a indústria avança na transição energética, as soluções de célula de combustível de hidrogênio da Accelera by Cummins oferecem vantagens competitivas em alcance, eficiência e sustentabilidade. Este marco histórico não apenas reforça o papel estratégico do hidrogênio na descarbonização, mas também pavimenta o caminho para um futuro mais limpo e eficiente no transporte e na geração de energia.

Imagem: Divulgação Cummins

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