O tubo interno da moto, conhecido também como bengala e parte integrante do sistema de suspensão dianteira da moto, é responsável por absorver as irregularidades das vias e permitir que o pneu da moto fique em contato com o solo, possibilitando melhor aderência durante a pilotagem e, consequentemente, uma viagem mais segura e confortável. “O tubo interno é uma das principais peças do sistema de amortecimento da motocicleta. Está entre os componentes atrelados à estabilidade da moto e segurança do motociclista”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, demonstrando, assim, a importância de manter a peça em boas condições para garantir a dirigibilidade.
Indícios de desgaste do tubo interno - A recomendação é fazer inspeções periódicas para detectar possíveis avarias no tubo interno. “Vazamentos de óleo podem apontar problemas no retentor ou conexões, empenamento do tubo também pode prejudicar a performance da suspensão”, alerta. Também é importante observar se existe risco no corpo do tubo ou danos estruturais. Caso tenha algum desses problemas é preciso trocar o componente ou efetuar o reparo adequado.
Leite explica que, ao avaliar a suspensão, é importante verificar o fluido hidráulico e retentores e, se necessário, substituir, garantindo, assim, a eficiência da suspensão.
A Nakata conta com amplo portfólio de produtos para motos que inclui amortecedor; cabo de acelerador, de embreagem, de freio e velocímetro; coxim de transmissão, kit coroa, pinhão e corrente; pastilha de freio; sapatas de freio e tubo interno.
Produzido num processo especial de retífica e acabamento, o tubo interno Nakata garante deslizamento perfeito na parede do retentor, evitando vazamentos. Possui resistência ao desgaste e à oxidação devido à camada de cromo reforçada, assegurando durabilidade.
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Imagem: Divulgação Nakata