A HORSE, uma divisão da Horse Powertrain e líder em sistemas de powertrain inovadores e de baixas emissões, iniciou a produção da nova transmissão DB49 em sua fábrica em Sevilha, na Espanha.
A nova transmissão é a primeira projetada internamente pela HORSE e pode ser aplicada em veículos elétricos, híbridos e a combustão. A caixa de câmbio DB49 é uma unidade sem embreagem, com 15 marchas, que produz um torque máximo de 470Nm e uma potência de pico de 35kW (47,6 cv). Ela conta com dois motores elétricos para oferecer a máxima versatilidade em diferentes condições de condução.
Pesando apenas 99kg, a nova transmissão será utilizada nos modelos híbridos plug-in do SUV Renault Rafale.
A nova DB49 é controlada pelo Power Electronics Box (PEB) da HORSE, uma unidade de eletrônica integrada de ponta. O PEB, produzido na fábrica da HORSE em Aveiro (Portugal), inclui hardware e software otimizados para reduzir significativamente o consumo da carga da bateria.
"A produção da DB49 em Sevilha é mais do que um marco tecnológico; ela reafirma o papel estratégico que a HORSE desempenha no ecossistema global de mobilidade. A DB49 é uma transmissão híbrida — uma evolução da DB35 — projetada para o motor usado no Renault Rafale. É o resultado de uma inovação contínua, com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para um futuro mais responsável e sustentável, atendendo às demandas do mercado global. Esta inovação não busca apenas inventar, mas melhorar continuamente o que já fazemos”, afirma Patrice Haettel, Diretor Executivo da HORSE.
“Nossa equipe em Sevilha continua na vanguarda da inovação em transmissões, e a DB49 não é exceção. Combinando desempenho e eficiência, esta nova transmissão será uma referência por muitos anos. Investimos recursos para garantir que a fábrica continue sendo de ponta, assegurando a qualidade e a durabilidade de cada unidade produzida,” completa Javier Bernaldez Garcia, Diretor da Fábrica da HORSE em Sevilha.
Com mais de 1.000 técnicos e engenheiros, a unidade de Sevilha é a principal fábrica da empresa para a produção de transmissões híbridas, além de produzir unidades críticas para a cadeia de valor de motores a combustão. Mais de 60% da produção da planta é exportada para fora da Espanha.
A planta fabrica transmissões há mais de 60 anos e já produziu mais de 32 milhões de unidades ao longo de sua história. Em 2024, a HORSE Sevilha produziu 666.670 transmissões, incluindo a primeira geração de transmissões híbridas da planta, como a DB49.
A transição para a produção de transmissões híbridas representou uma das maiores transformações na história da planta, exigindo a criação de duas novas linhas de montagem e a adaptação de várias linhas de usinagem.
Para garantir um rigoroso controle de qualidade, a HORSE Sevilha também investiu em um banco de testes de última geração, capaz de realizar análises acústicas, vibracionais e funcionais de componentes mecânicos e eletrônicos. A planta também adotou diversos processos "orientados a dados" para otimizar o acesso à documentação, dados de testes e informações individuais de cada unidade.
Imagem: Divulgação HORSE