Na semana de 4 a 8 de novembro a Allison Transmission, líder global em soluções de propulsão para veículos comerciais médios e pesados, estará presente na 24ª edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga — Fenatran. Considerado como o principal evento voltado ao segmento de transporte rodoviário de cargas da América Latina, a mostra é uma grande exposição de soluções integradas. Em seu estande (E 218) a Allison – orgulhosa de ser uma das expositoras da feira –, exibirá sua ampla linha de transmissões totalmente automáticas em um dos espaços mais centrais da feira.
Os visitantes do estande poderão explorar a presença de dois exemplos de chassis equipados com as transmissões automáticas Allison, modelos que são ou serão extremamente bem-sucedidos em suas aplicações. O primeiro deles, uma grande novidade por ser o primeiro caminhão 4X4 automático da Agrale para o mercado brasileiro é o A10000 4X4, montado com uma transmissão automática Allison 2100 xFE. O segundo chassi, um Volkswagen 26.260 montado com uma transmissão da Série 3000, está destinado aos frotistas que atuam com a coleta de resíduos. Essas são apenas duas das inúmeras aplicações onde os modelos Allison automáticos tem mostrado todas as suas vantagens em termos de produtividade, confiabilidade, disponibilidade e baixa manutenção.
Agrale A10000 com Allison
Os Agrale da linha A, são veículos com PBT entre 8.700 kg e 10.000 kg e foram idealizados para quem procura o equilíbrio entre potência, economia e bom desempenho para a distribuição urbana de mercadorias e rápidos trechos rodoviários. São modelos que oferecem grande agilidade e podem ser usados nos mais variados tipos de aplicação, tanto que além de equipados com transmissão automática Allison, também podem vir com tração 4x2 ou 4x4.
As restrições impostas pela Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC), em qualquer dia da semana ou horário do dia ou da noite, tornam os Veículos Urbanos de Cargas (VUCs) como o A10000, que estão autorizados a circular sob essas limitações, imprescindíveis para a distribuição. A agilidade do veículo, aliada à facilidade da sua condução e diminuição da fadiga do motorista, são garantias do atendimento das necessidades de proprietários e motoristas.
Volkswagen 26.260 com Allison
O chassi em exibição conta com o motor diesel MAN D0836 de 260 cv e está equipado com uma transmissão automática Allison da Série 3000. Foi implementado para a coleta de resíduos, segmento que tem a maior frota de veículos automáticos do Brasil, mas também pode ser destinado para o Corpo de Bombeiros, afora outras aplicações.
Além do modelo exposto no estande da Allison, um caminhão 26.280 movido a biometano, também com uma automática da Série 3000, e voltado para a coleta de resíduos está exposto no estande da Volkswagen (H 10). A introdução de veículos movidos a gás natural para essa aplicação na cidade de São Paulo faz parte da mentalidade cada vez mais presente sobre reduzir as emissões de poluentes. O conversor de torque Allison multiplica a força do motor para melhorar significativamente a capacidade de partida.
Os destaques dos caminhões automáticos nesse segmento são os ganhos de produtividade e o tempo de atividade imbatível dos veículos, já que não há a quebra ou desgaste da embreagem e nem a necessidade de manutenção para os eixos de transmissão e diferenciais, adversidades que são inerentes às transmissões manuais. As automáticas foram projetadas para superar com tranquilidade o infindável anda e para, além de todas as variáveis do trânsito, topografia, rota e quantidade de lixo recolhido.
“É sempre um prazer apresentar os produtos da Allison em uma mostra onde estarão presentes visitantes de toda a América Latina”, disse Gabriel Ruggiero, Diretor Regional para Operações na América do Sul da Allison Transmission. “Cada vez mais a Allison se preocupa em ter uma abordagem mais ampla e representativa no que diz respeito a soluções de propulsão para veículos comerciais. Buscamos manter amplo nosso portfólio de produtos, inclusive os direcionados para sistemas de propulsão alternativos de baixas emissões.”
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Imagem: Divulgação Allison