Durante este ano de transição, as 14 marcas icônicas da Stellantis continuam a desenvolver produtos focados no cliente e tecnologias de mobilidade, alcançando resultados importantes enquanto clientes ao redor do mundo seguem escolhendo a Stellantis.
No centro da transformação da empresa está uma série contínua de lançamentos globais baseados em novas plataformas, com cerca de 20 novos produtos previstos para este ano.
Novas plataformas flexíveis e multienergia chegam ao mercado
A linha de lançamentos de 2024 inclui os primeiros produtos construídos nas novas plataformas STLA multienergia:
· Os Peugeot 3008 e 5008 já estão disponíveis, e o Opel Grandland (em breve!), na plataforma STLA Medium
· O Dodge Charger Daytona e o Jeep Wagoneer S serão lançados em breve na plataforma STLA Large
· O Citroën C3 Aircross e Basalt, Opel Frontera e Fiat Grande Panda são baseados na plataforma SmartCar
A empresa anunciará em breve detalhes do STLA Frame, a terceira de quatro novas plataformas multienergia reveladas durante o EV Day em 2021.
Lançamentos bem-sucedidos e próximos sucessos
Vários novos produtos já chegaram ao mercado este ano ou estão disponíveis para encomenda, incluindo:
· Ram 1500 2025 - As vendas estão em forte crescimento, com um aumento projetado de ~ 35% de setembro a outubro, agora representando cerca de ~ 72% das vendas totais de veículos leves.
· As vendas de varejo da Ram Light Duty nos EUA aumentaram 11% no terceiro trimestre de 2024 em comparação ao segundo trimestre de 2024. As vendas da nova Ram 1500 2025 tiveram um crescimento impressionante de 66% no mesmo período.
· Peugeot 3008 - Novo modelo já acumula 75.000 pedidos, com 25% desses da versão elétrica (BEV).
· Citroën C3: Com nova versão híbrida disponível desde setembro, já recebeu mais de 50.000 pedidos, incluindo mais de 25.000 para a versão elétrica ë-C3. A Citroën também lançou o Basalt na Índia e na América do Sul.
· O novo Junior traz de volta a esportividade da Alfa Romeo e a melhor dinâmica de condução para o competitivo segmento B no mercado europeu. Com a linha de motorização mais ampla da categoria, o Junior já conta com mais de 10.000 pedidos, atendendo a todas as preferências dos clientes.
· A renovada linha de vans Pro One da Stellantis, das marcas Citroën, FIAT Professional, Opel, Peugeot e Vauxhall já está em circulação, oferecendo 12 modelos em todos os segmentos.
Estes veículos contam com eletrificação de segunda geração (incluindo elétricos a bateria e a célula de combustível) e conectividade completa para furgões e picapes.
· A Leapmotor International, a joint venture liderada pela Stellantis com a Leapmotor, distribuiu os primeiros 1.200 Leapmotor T03 (segmento A) e C10 (D-SUV) para concessionárias em toda a Europa. Em 2025, a oferta totalmente elétrica será ampliada com o lançamento do B10, seu primeiro C-SUV global, e a introdução da tecnologia de veículo elétrico com autonomia estendida no C10.
Destaques Comerciais Impulsionando o Ano de Transição
· A Stellantis é líder em vendas na França, Itália, Brasil, Portugal, Turquia, Argélia e Argentina no acumulado do ano até setembro de 2024, e está entre as três principais montadoras na Alemanha, Espanha e Reino Unido.
· A participação de mercado da Stellantis nos EUA cresceu de 7,2% em julho para 8% em setembro, com as marcas americanas demonstrando um forte crescimento nas vendas.
· O estoque dos concessionários nos EUA foi reduzido em mais de 80 mil unidades em 30 de outubro de 2024, em comparação a 30 de junho de 2024. A Stellantis está a caminho de atingir a meta de redução de 100 mil unidades até 30 de novembro de 2024.
· As marcas da Stellantis continuam a liderar a categoria de híbridos plug-in nos EUA. O Jeep Wrangler 4xe, o Jeep Grand Cherokee 4xe, o Chrysler Pacifica Hybrid e o Dodge Hornet R/T ocupam quatro das cinco primeiras posições entre os híbridos plug-in mais vendidos, representando 45% da participação de mercado de híbridos plug-in até agosto de 2024.
· O Stellantis Pro One é o líder em veículos comerciais leves na Europa durante os primeiros três trimestres de 2024, com uma participação de 29%, destacando-se na França, Itália, Espanha e Portugal, além de liderar na América do Sul com mais de 32% de participação. No segmento de veículos elétricos a bateria (BEVs), o Pro One ocupa a primeira posição na participação de mercado na Europa, com 32,8%.
· As vendas da Jeep na Europa ultrapassaram 100.000 unidades este ano até setembro, com um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior. No terceiro trimestre, as vendas do Wagoneer aumentaram 79% até agora. O Avenger é o SUV mais vendido na Itália (4,5% de participação) e ocupa o terceiro lugar na França e na Holanda até agosto.
· O Fiat 500e lidera o segmento A de veículos elétricos a bateria, com 45% de participação de mercado; o Peugeot e-208 é líder em BEVs do segmento B.
· O Fiat Panda é o carro mais vendido no segmento A na Europa, com vendas que ultrapassam 100.000 unidades em 2024.
· O Jeep Commander se mantém como o SUV de sete lugares mais vendido no Brasil desde 2021. As vendas dos modelos Jeep Renegade, Jeep Compass e Jeep Commander, todos produzidos no país, já atingiram 1 milhão de unidades.
Imagem: Divulgação Stellantis