O presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), Ricardo Bastos, afirmou que os 150.000 veículos eletrificados previstos para serem comercializados ao longo de 2024 devem ser atingidos já no próximo mês, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), durante a cerimônia de abertura do E-MOB – Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes e do C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, dos quais a ABVE é parceira institucional estratégica. “Nossa expectativa, agora, é de atingir um volume de vendas superior a 160.000 unidades até o final de dezembro”, afirmou o executivo. Esse volume representará um crescimento 70% sobre os 93.927 emplacamentos de 2023.
O Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes (E-MOB) apresentou ao público inovações no mercado de veículos elétricos e híbridos, baterias, soluções de recarga e infraestrutura. Este ano, o evento ganhou ainda mais relevância com a participação de grandes marcas como GWM, BYD, BorgWarner, Moura, Brasol, WEG, Teld, Keysight, Marcopolo, Eletra, Caio, Clamper, BenLG, Yala, Autel, Siemens, Concept e Livoltek, que trouxeram novidades, desde baterias e carregadores, até soluções avançadas de mobilidade elétrica e micromobilidade.
Durante o E-MOB, também foi realizado o Congresso C-MOVE, promovido pela ABVE, que trouxe temas essenciais para o futuro da mobilidade elétrica no Brasil e no mundo. Um dos destaques foi a discussão sobre segurança e prevenção de incêndios em operações de recarga de veículos elétricos (VEs) em edifícios residenciais e comerciais, além de um panorama sobre as melhores práticas internacionais de prevenção e segurança com VEs. Representantes dos bombeiros estiveram presentes nessas discussões.
Imagem: Ricardo Bastos, Presidente da ABVE - Divulgação ABVE