No início de outubro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira vermelha patamar 2, nível mais alto da tabela para o valor de energia elétrica em todo o território nacional. Isso significa um aumento de 7,87% no custo do kWh, que estava na faixa de R$ 0,75, levando em consideração a média de todos os estados brasileiros. Com isso, cada kWh passará para 81 centavos, com duração até o fechamento do ano, conforme anunciado pela entidade.
Apesar deste aumento, em virtude do baixo volume de chuvas nos últimos meses em todo o Brasil, os veículos elétricos seguem sendo a alternativa mais em conta para o consumidor. Considerando os modelos totalmente elétricos da Volvo é possível gastar entre R$ 41,31, no caso do EX30 Core Single Motor; ou R$ 63,18, se o cliente é proprietário de um XC40 ou C40, ambos na versão Ultimate.
Enquanto o modelo de entrada do EX30 tem uma bateria com capacidade de 51 kWh, que leva a uma autonomia de 250 km (segundo o Inmetro), as versões topo de linha do C40 e XC40 contam com baterias de 78 kWh, proporcionando rodar até 385 km (segundo o Inmetro). Ou seja, para rodar um quilômetro, os proprietários de Volvos EX30, C40 ou XC40 gastam menos de 17 centavos – R$ 0,164 (C40 e XC40) e R$ 0,165 (EX30 Core).
Em comparação, para abastecer um carro com tanque de 45 litros de gasolina, o montante seria R$ 274,05 – considerando o preço médio no Brasil de R$ 6,09. Com etanol, a uma média de R$ 4,04 nas bombas ao redor do país, o total ficaria em R$ 181,80. Considerando um consumo de 10km/l, o custo do quilômetro rodado seria de aproximadamente 61 centavos, com gasolina; e 40 centavos, com etanol. Isto significa que, na hipótese mais em conta para um carro a combustão, o custo por km rodado é maior do que o dobro do que se gasta com qualquer Volvo elétrico.
“A tecnologia dos carros elétricos é benéfica em todos os sentidos: diminuiu a emissão de gases poluentes na atmosfera, que por sua vez contribui para um melhor meio ambiente, e, adicionalmente, é mais em conta para o bolso do cliente. Sou formado em economia, me sinto à vontade com números. No levantamento feito, a economia é de 72,2% em comparação ao custo por quilômetro rodado com gasolina e 57,5% em relação ao etanol. Independente do assunto, se me mostrassem dados que eu poderia economizar mais de 50%, eu não pensaria duas vezes antes de adotar a alternativa mais econômica”, analisa Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
Vale ressaltar que os dados considerados são para carregamentos realizados em residências.
Veja abaixo os valores de carregamento de todos os modelos Volvo
- EX30 Core (51kWh) - R$ 41,31; custo por quilômetro rodado R$ 0,165;
- EX30 Core Extended Range (69kWh) - R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,166;
- EX30 Plus (69kWh) - R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,166
- EX30 Ultra (69kWh) - R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,166
- XC40 Plus (69kWh) - R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,169
- XC40 Ultimate (78kWh) - R$ 63,18; custo por quilômetro rodado R$ 0,164
- C40 Plus (69kWh) - R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,169
- C40 Ultimate (78kWh) - R$ 63,18; custo por quilômetro rodado R$ 0,164
Veja abaixo os valores para carros a combustão, considerando um tanque de 45 litros e consumo médio de 10km/l:
- Gasolina - R$ 274,05; custo por quilômetro rodado R$ 0,613
- Etanol - R$ 181,80; custo por quilômetro rodado R$ 0,404
Imagem: Divulgação Volvo