Offline
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Lecar acelera apoios para realizar sonho de montadora nacional
Publicado em 04/10/2024 09:26
Mobilidade

A tão sonhada montadora brasileira vem se tornando realidade com a velocidade e determinação que o assunto merece. Afinal, montadora de veículos é característica de soberania nacional e fator de desenvolvimento de uma nação. Trata-se de um projeto de país, e não só de um CNPJ. Para realizar um sonho coletivo dessa magnitude, é preciso apoio coletivo, seja do governo, fornecedores, apoiadores e, principalmente, do povo brasileiro. É exatamente nisso que a Lecar está trabalhando.
No último dia 28 de setembro, a empresa teve a oportunidade de apresentar seu projeto ao vice-presidente e Ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, por intermédio do consultor Milad Kalume Neto. Na ocasião, Alckmin destacou a importância de apoiar as empresas nacionais, em especial a indústria verde. “Ele enfatizou as iniciativas do governo federal em relação à inovação, tecnologia e descarbonização, nos incentivando a buscar esses recursos a fim de impulsionar nossa empresa”, alegra-se Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar.
Na ocasião, os participantes do encontro também conversaram sobre o Programa de Mobilidade Verde e Inovação, o Mover, já requerido pela Lecar. O projeto, sancionado em junho de 2024 pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva, estimula investimentos em novas rotas tecnológicas e aumenta as exigências de descarbonização da frota automotiva brasileira. “Estamos em busca de financiamento e incentivos fiscais para impulsionar a maior iniciativa de mobilidade híbrida a etanol já vista no Brasil”, anseia o empresário.
A Lecar é uma empresa 100% brasileira, pioneira na mobilidade híbrida a etanol. Seu primeiro modelo, o Lecar 459 Híbrido, promete muita tecnologia com direção semiautônoma nível 2. Cerca de 83% das peças e componentes são nacionais, o que facilita a manutenção e reposição. O veículo tem autonomia de 1 mil km com 30 litros de etanol, oferecendo inovação, tecnologia e eficiência energética do Brasil para o mundo.
Após o encontro, ficou estabelecido como próximos passos uma nova agenda para que Alckmin conheça o escritório da marca, em Alphaville, São Paulo, e para o lançamento da pedra fundamental da planta industrial, em Sooretama, no Espírito Santo, que deve ter as obras iniciadas ainda este ano. “Não se cria uma montadora nacional sem apoio do governo. Nosso projeto independe de partidarismos. Queremos unir o Brasil em torno de uma marca que projetará nosso país ao mundo. A montadora nacional é um sonho coletivo e só vamos conseguir realizar com o apoio de todos”, completa.
A empresa segue firme na luta por apoio. Recentemente, a Lecar lançou uma lista de espera, onde qualquer interessado em adquirir o primeiro modelo da montadora pode garantir a compra do seu veículo a um preço promocional mediante um investimento de R$ 1.300. “A cobrança é uma forma de selecionarmos os reais interessados que terão, além de prioridade na compra, a oportunidade de participarem da construção do Lecar 459 Híbrido e experiências exclusivas da marca durante toda a jornada de fabricação do nosso primeiro lote”. Em apenas uma semana, a lista já ultrapassou os 1 mil cadastrados, com destaque para São Paulo (39%), Espírito Santo (13%), Paraná (9%), Rio de Janeiro (8%), Minas Gerais (8%) e Santa Catarina (5%).
Para Assis, todas as ações para viabilizar a criação de um carro com a cara do Brasil, são válidas. “O norte-americano produz carros com o estilo deles, grandes, imponentes. Os alemães, com foco em qualidade. Nós, brasileiros, vamos produzir um carro ecológico, com a cara do nosso país, com foco em sustentabilidade, já que a Amazônia é considerada o pulmão do planeta. Estamos entre as maiores economias do mundo e precisamos ter um carro para chamar de nosso”, finaliza Assis.
Em países como Estados Unidos, Alemanha, França, China e Japão, as montadoras nacionais detêm a maior parte do market share na compra de veículos. A preferência por produtos nacionais, característica do chamado comportamento etnocêntrico, é preponderante em muitos países. No Brasil, pesquisas mostram que cerca de 70% dos consumidores preferem marcas nacionais, mas, até então, não tinham essa opção na hora de comprar um carro. “É justamente para mudar essa realidade que a Lecar vem trabalhando”, finaliza o fundador.

Imagem: Divulgação Lecar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!