A Cummins, líder global na fabricação de eixos e sistemas de trem de força, anuncia no mercado brasileiro a nova tecnologia de controle de pressão de pneus, conhecida globalmente como MTIS (Meritor Tire Inflation System) e, no Brasil, sob o nome Meritor CalibrAR. Esta solução, desenvolvida pela Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS), é voltada exclusivamente para carretas, oferecendo benefícios significativos em termos de segurança, economia e manutenção.
Atualmente em fase de testes para tropicalização, ou seja, adequação às características dos veículos brasileiros e coleta de dados de performance das aplicações que rodam em território nacional, o Meritor CalibrAR tem previsão de lançamento em meados de 2025. “Trata-se de um sistema que oferece uma combinação de segurança, economia e robustez, o qual elevará os padrões de eficiência das operações de frotas”, diz Renan Silveira, especialista de produtos da CDBS.
A nova tecnologia é alimentada pelo compressor que integra o sistema de freios e suspensão a ar do veículo. “O ar captado passa por uma central de controle, onde há um filtro secador responsável por retirar a umidade do ar. Ne sequência, este ar é distribuído para os eixos, conduzido para as extremidades e, por meio da tubulação do sistema, chega até os pneus”, explica Silveira.
O objetivo é manter a pressão ideal dos pneus, repondo automaticamente o ar em caso de vazamento, permitindo que o motorista continue dirigindo até chegar a um local seguro para os eventuais reparos, elevando a segurança de todos que convivem no trânsito.
Outra inovação desta tecnologia que eleva a segurança é o monitoramento e alerta térmico e de proteção contra o superaquecimento na ponta do eixo. O sistema, projetado para suportar temperaturas de até 160ºC, localizado na vedação do eixo, mantém o ar dentro da tubulação. Em caso de superaquecimento, faz com que o ar desvie o caminho, passando por pequenos orifícios na ponta do cubo, gerando um assovio característico, ou seja, um sinal claro e audível, permitindo que os operadores tomem medidas imediatas para evitar danos ao equipamento
O novo dispositivo também traz vantagens para o custo total da operação (CTO), já que o sistema mantém a pressão correta dos pneus, resultando em até 1,5% na economia de combustível e um aumento de até 10% na vida útil dos pneus, além de reduzir custos de manutenção, eliminando a necessidade de calibração frequente e prolongando o período entre as trocas de pneus.
Comparado a outros sistemas no mercado, o CalibrAR se destaca também por sua robustez e durabilidade. A solução mais simplificada e a configuração totalmente interna, com todos os componentes protegidos dentro do sistema da roda, evitam problemas com mangueiras expostas que podem ser danificadas.
O kit do novo Meritor CalibrAR inclui todos os componentes necessários para instalação que é simples e rápida, levando cerca de três a quatro horas.
Atualmente, a Unidade de Aftermarket da CDBS conta com um portfólio com mais de 3 mil itens ativos, incluindo componentes do diferencial automotivo, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial, que segue com a marca Meritor.
De acordo com Leandro Carvalho, diretor de Aftermarket da CDBS para a América Latina, para este ano, nossa expectativa é de crescimento de 14% em comparação com o ano anterior. Nos últimos anos, implementamos uma série de ações, dentre elas, a adequação dos preços e do portfólio ao mercado de reposição, investimentos em treinamento de profissionais e reformulação da forma de atendimento aos distribuidores, visando o crescimento contínuo de nossa operação e o oferecimento de mais qualidade e excelência no mercado de pós-vendas.
Imagem: Divulgação Cummins