A Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no território nacional, anuncia a inauguração do Laboratório de Manutenção de Motocicletas, no Centro de Excelência em Mobilidade do Senai Vitória (ES).
O novo laboratório, equipado com motocicletas e ferramentas fornecidas pela Yamaha, utiliza a metodologia técnica desenvolvida pela empresa e busca reproduzir o ambiente de oficina, com a identidade visual da marca, para simular condições reais de trabalho.
“Como a primeira fabricante de motocicletas no Brasil, estamos orgulhosos de compartilhar nosso conhecimento ao formar o instrutor na metodologia técnica da Yamaha, para que seja propagada entre os mecânicos de nossas concessionárias da região e à comunidade", comemora Cintia Rosanova Faccin, gerente da Universidade Yamaha.
Crescimento do mercado
Nos últimos quatro anos, o mercado brasileiro de motocicletas cresceu 63,5%, com a produção saltando de 962 mil unidades, em 2020, para 1,573 milhão, em 2023. O avanço reflete o papel estratégico das motocicletas na logística urbana (serviço de delivery) e a popularidade nas grandes cidades devido à agilidade, flexibilidade e baixo custo de aquisição e manutenção.
"Em resposta a esta expansão, a Yamaha mantém a diretriz de garantir qualidade em todos os níveis da experiência do motociclista, desde a compra e condução até o pós-venda. Parte desse compromisso envolve a responsabilidade social da organização, evidenciada por apoio a projetos educacionais e de capacitação técnica, como este do Senai Vitória, com foco no diagnóstico e manutenção, área essencial para qualidade do produto e fidelização do cliente. A Yamaha acredita que investir em educação é investir no futuro do mercado e está orgulhosa de ajudar a formar novos profissionais capacitados", afirma Afonso Cagnino, gerente de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Yamaha Motor do Brasil.
Imagem: Divulgação Yamaha