A Allison Transmission, projetista e fabricante líder de soluções de propulsão para veículos convencionais, híbridos elétricos e totalmente elétricos, apresentará sua linha de produtos na IFAT 2024 (13 a 17 de maio, em Munique, Salão C6, Estande 250). A empresa oferece uma ampla gama de soluções de propulsão, incluindo transmissões totalmente automáticas compatíveis com combustíveis alternativos, além da sua crescente família eGen Power® de eixos totalmente elétricos, todos adequados para veículos municipais e de lixo. A Allison é a marca preferida entre as maiores frotas de coleta de resíduos da Europa Ocidental.
Família Allison eGen Power® de eixos totalmente elétricos
Os eixos eGen Power® substituem o sistema de transmissão tradicional dos veículos e oferecem fácil instalação e integração aos seus chassis. O sistema eGen Power® inclui motores elétricos integrados, caixa de câmbio multivelocidade, resfriador de óleo e bomba. A tecnologia é compatível com Veículos Elétricos a Bateria (BEVs), Veículos Elétricos a Célula de Combustível (FCEVs) e aplicações híbridas, além de proporcionar a regeneração de 100% da potência do motor durante as frenagens. O eixo elétrico eGen Power 100S foi recentemente escolhido pela Oshkosh Corporation para equipar o primeiro caminhão de lixo totalmente elétrico da América do Norte com emissão zero. O 100S foi incorporado com sucesso ao caminhão de lixo McNeilus® Volterra™ ZSL™. Esses veículos serão construídos com dois e-Eixos 100S em configuração tandem.
Soluções de combustíveis alternativos
Para veículos com motor de combustão interna, a Allison continua a otimizar suas soluções de propulsão para atender às necessidades de eficiência energética para a coleta de resíduos e outras aplicações de serviços municipais. As transmissões totalmente automáticas Allison são compatíveis com combustíveis alternativos, como Gás Natural Comprimido (GNC), biogás e hidrogênio, garantindo que as frotas reduzam as emissões dos seus veículos com motores de combustão interna. Por exemplo, a Abfallwirtschaftsbetriebe München (AWM) – Empresa de Gestão de Resíduos de Munique –, adquiriu recentemente 34 caminhões de lixo Scania GNC com transmissões Allison da Série 3000™ para reduzir as emissões no centro da cidade. Atualmente, a AWM opera um total de 184 veículos de coleta de lixo (RVCs), dos quais cerca de 80% (quase 150 veículos) estão equipados com as transmissões totalmente automáticas Allison.
Caminhões movidos a célula de combustível com Allison
No EU Interreg (Programa de Cooperação Inter-regional) da União Europeia, o projeto HECTOR (Hydrogen Waste Collection Vehicles in North West Europe – Veículos de Coleta de Resíduos a Hidrogênio no Noroeste da Europa), está demonstrando como em sete regiões europeias os Veículos de Coleta de Lixo (VCLs) movidos a célula de combustível podem ajudar a reduzir as emissões, sendo que dois veículos equipados com Allison estão envolvidos: o novo Mercedes-Benz Econic movido a hidrogênio, da Aberdeen, usa uma transmissão totalmente automática Allison da Série 3000™ acoplada a um motor elétrico Hyzon de 250 quilowatts (kW). Em Herten, Alemanha, o projeto HECTOR equipou um DAF CF340 (para o transporte de caçamba) movido a célula de combustível de hidrogênio com uma transmissão totalmente automática Allison 3200.
A eficiente tecnologia xFE™
A Allison oferece nos modelos da Série 3000, – transmissão totalmente automática líder para aplicações municipais e de coleta de lixo –, a tecnologia de economia de combustível xFE. Está comprovado que essa inovação reduz o consumo de combustível em até 3,7% em comparação com as transmissões padrão da Série 3000 com base nos cálculos do ciclo de trabalho VECTO (Vehicle Energy Consumption Calculation TOol – Ferramenta de Cálculo do Consumo de Energia do Veículo). Isso pode variar de acordo com a aplicação ou caminhão. Os maiores ganhos são alcançados em velocidades abaixo de 32 km/h, dependendo da relação final do eixo, e acima de 72 km/h. Para uma economia ainda maior, a tecnologia xFE usa o FuelSense® 2.0, um conjunto exclusivo de controles eletrônicos que pode proporcionar economia de combustível de até 6%.
Um modelo em corte da 3000 xFE™ estará em exibição na IFAT, apresentando o mais recente software de economia de combustível da Allison, o FuelSense® 2.0 com DynActive® Shifting. O DynActive Shifting usa um algoritmo baseado em fatores como peso do veículo, inclinação da estrada, frequência de parada e partida e uso do acelerador para otimizar os pontos de mudança de marchas para proporcionar melhor eficiência de combustível e desempenho. O FuelSense 2.0 é especialmente benéfico para transportes que têm operações frequentes de start-stop, tornando-o ideal para veículos municipais e de coleta de lixo.
Recentemente, a Euro-Metropolis de Estrasburgo, na França, escolheu as transmissões Allison para reduzir as emissões como parte da implementação da Zona de Baixas Emissões (Low Emission Zone – LEZ). A frota da cidade hoje é composta por 300 veículos, 100 dos quais equipados com transmissões totalmente automáticas Allison.
“As tecnologias que apresentaremos na IFAT contribuem para uma operação mais sustentável para a coleta do lixo e os veículos municipais, fato especialmente importante em cidades e áreas residenciais onde os resíduos domésticos são frequentemente recolhidos”, disse Trond Johansen, Diretor de Vendas Europeias, da Allison Transmission. “Temos orgulho de oferecer soluções inovadoras que atendam às necessidades de nossos clientes e, ao mesmo tempo, ajudam a reduzir as emissões e o consumo de combustível”.
Imagem: Eixo elétrico eGen Power voltado para veículos municipais e de coleta de lixo - Divulgação Allison